CORINTHIANS ESTREIA NA PRÉ-LIBERTADORES NA VENEZUELA
A classificação em 7º lugar do Campeonato Brasileiro da Série A em 2024 deu ao Corinthians o direito de disputar a segunda fase da Pré-Libertadores, que, somada posteriormente à terceira, forma o percurso obrigatório para ascender à etapa de grupos da principal competição sul-americana de clubes de futebol em 2025. Na quinta-feira, 19 de dezembro, a Confederação Sul-Americana (Conmebol) definiu em sorteio o primeiro desafio do Timão nesses “mata-matas” de ida e de volta: o oponente será a equipe da Universidad Central (Venezuela), com partidas que ocorrerão entre 19 e 26 de fevereiro.
Superado esse adversário, o alvinegro ainda necessitará se altercar contra os equatorianos Barcelona ou El Nacional ou o boliviano Blooming, desta vez entre 5 e 13 de março. Por ser mais bem ranqueado na Conmebol, o escrete mosqueteiro fará as duas partidas de volta na Arena Itaquera.
BAHIA ENCARA EQUIPE BOLIVIANA
O Bahia, 8º do Brasileirão 2024, também pretende repetir o feito do Botafogo (RJ), que na temporada já encerrada migrou da Pré-Libertadores e acabou chegando ao inédito título continental após bater o conterrâneo Atlético Mineiro. O Esquadrão de Aço de Salvador estreará diante do The Strongest (Bolívia) e, se triunfar, terá depois de alijar ou o Boston River (Uruguai) ou o Ñublense (Chile), nas mesmas semanas em que o Corinthians estará em campo. A fase de grupos já conta com Botafogo, Flamengo (RJ), Palmeiras, São Paulo, Fortaleza (CE) e Internacional (RS).
REAL MADRID BATE PACHUCA NA FINAL INTERCONTINENTAL
O Real Madrid derrotou o Pachuca por 3×0 na quarta-feira, 18 de dezembro, e faturou o troféu da Copa Intercontinental de clubes de futebol, em Doha, capital do Catar. A final entre as equipes da Espanha e do México foi promovida no estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022, entre Argentina e França. Presente naquela decisão, o francês Mbappé abriu o caminho da vitória e dois dos brasileiros que atuam no time madridista fecharam a conta: Rodrygo e Vini Júnior, parceiros de Éder Militão e Endrick.
O título foi reconhecido como conquista mundial pela Fifa, e, com esta chancela, o Real Madrid agora soma nove e é o recordista global.
O Intercontinental chegou a contar com a participação do Botafogo (RJ), atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América, eliminado em sua estreia pelo Pachuca na quarta-feira da semana passada, dia 11, quando perdeu também por 3×0. Depois de alijar o Fogão, os “Tuzos” empataram sem gols no sábado, 14, ante o Al Ahly (Egito), mas avançaram pela maior eficiência (6×5) em cobranças de penalidades.