Assim como já vinha se especulando há algumas semanas, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), acaba de definir seus passos políticos para os próximos meses – talvez os próximos anos -, ao aceitar o convite do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para assumir a Secretaria de Esportes da Capital, a partir do início de 2025.
A informação foi divulgada pelo próprio Rogério Lins, um uma rede social, na tarde desta sexta-feira, 27/12, que, ao lado de Ricardo Nunes, aceita o convite: “Prefeito reeleito de Osasco, fez seu sucessor, Rogério Lins tem um experiência sensacional; trabalhamos muito conjuntamente em nossas divisas e tenho a honra de o Rogério Lins ter aceitado este convite pra comandar a Secretaria de Esportes. Temos um desafio enorme pela frente”, disse Ricardo Nunes, dirigindo-se ao osasquense. Por seu turno, Rogério ressaltou: Primeiramente, quer agradecer a Deus; à sua confiança, Ricardo Nunes; ao meu partido Podemos pela oportunidade de servir a população através do esporte. A gente vai fazer uma transformação na vida das pessoas para o melhor através das atividades físicas”, encerrou.
O prefeito reeleito da Capital, Ricardo Nunes, encerra seu primeiro mandato no dia 31 de dezembro e toma posse para o novo posto em 1º de janeiro, quando também deve empossar os novos secretários. O mesmo também ocorre com Rogério Lins, que após cumprir oito anos de mandato à frente da Prefeitura de Osasco, ajudou a eleger o deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) para ocupar seu posto. Da mesma forma Lins cumpre seu mandato até a terça-feira, 31/12, participa da posse de Gerson Pessoa no dia 1º de janeiro de 2025 e, depois, deve ocupar seu posto de secretário de Esportes na Capital.
MAIS ESPECULAÇÕES
As mais recentes especulações mostravam exatamente esse o passo a ser adotado por Rogério Lins que, a partir da próxima semana, deixando o cargo de prefeito, ficaria longe dos postos públicos, mas com uma missão: tentar se eleger a um cargo de deputado daqui a dois anos, em 2026.
Assessores próximos a Rogério Lins acreditavam que um posto no governo do Estado, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria mais vantajoso, pois ele teria todo o Estado de São Paulo para percorrer e difundir sua imagem de administrador até a véspera da eleição, em 2026. A portadora de tais acordos em esferas superiores é a presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu, que, pelo menos por enquanto, não teria encontrado esse espaço junto ao governador Tarcísio de Freitas; mas com muito mais facilidade, conseguiu alocá-lo no posto na secretaria paulistana.
Mesmo “preso” à Capital, Lins ainda ficaria bem próximo à sua base eleitoral, que é Osasco, e também próximo à família.
Também por essas razões, especula-se que, em 2026, mesmo que outros nomes e negociações devam surgir, ele também não se candidatura ao cargo de deputado federal, para não ter de se distanciar em Brasília, preferindo a candidatura ao cargo de deputado estadual.
Todas essas especulações, no entanto, dependem também de um bom desempenho de Gerson Pessoa à frente do Executivo osasquense, permitindo escolhas e boa penetração junto ao eleitorado de todos os integrantes do grupo político, pelos próximos dois anos.