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Passagens de ônibus na região também aumentam neste início de 2025

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Os reajustes passam pelas linhas municipais e chegam também às intermunicipais, administradas pela EMTU – Foto: Marco Infante/PZ/Arquivo

Transporte coletivo tem reajuste geral na Capital, linhas intermunicipais, trens e Metrô

No final ano de 2023, os prefeitos da região Oeste desempenharam papel de “bonzinhos” para com a população e resolveram – em conjunto – não permitir o reajuste nas tarifas do transporte coletivo municipal para este ano de 2024.

Essa “motivação” coletiva dos chefes executivos das seis principais cidades da região tinha uma explicação: 2024 era (como foi) ano de eleição municipal e, logicamente, eles não poderiam “carregar o peso” do reajuste de uma despesa que atinge diariamente a vida da população trabalhadora.

Assim, os agora ex-prefeitos Marcos Neves (PSDB-Carapicuíba), Igor Soares (Podemos-Itapevi), Rogério Lins (Podemos-Osasco) e Rubens Furlan (PSB-Barueri) mantiveram o valor das tarifas aplicadas um ano antes, em dezembro de 2022, para vigorar durante 2023 e também em 2024, todas elas determinando o custo de R$ 5,30 para as passagens das linhas municipais. Em Jandira, o prefeito Dr. Sato (PSD) determinou o reajuste somente em junho de 2023, mas ele valeu para o restante do ano e também para 2024. Ainda no final de 2022, o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (Republicanos), também “congelava” os preços na cidade, porém no valor de R$ 4,50 cada passagem.

Das sete cidades da região, Pirapora do Bom Jesus é a única que não tem linhas municipais oficiais.

ESTRATÉGIA DEU CERTO

A estratégia coletiva desses prefeitos acabou resultando em bons frutos eleitorais neste ano de 2024, já que todos eles saíram vitoriosos no pleito de outubro último. Todos eles, sem exceção, que não poderiam se candidatar, como os casos de Marcos Neves, Igor Soares, Rogério Lins, Marcos Tonho e Rubens Furlan, conseguiram eleger seus sucessores; enquanto Dr. Sato conseguiu ele próprio se reeleger.

Estratégia acertada, vitória garantida, agora é hora de rever cada uma daquelas decisões; e, por isso, é chegado o momento de novo reajuste das tarifas do transporte coletivo.

INFLAÇÃO ACUMULADA

Para o usuário das linhas municipais, aquele reajuste que não aconteceu de 2023 para 2024, também não foi tratado como um prêmio ou vantagem que se possa confirmar agora, ao final do ano. Isso porque, caso o reajuste fosse confirmado naquele período, a inflação oficial do Brasil – o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – registrava 4,68% no período de dezembro de 2022 a novembro de 2023. Ou seja, se esse reajuste fosse aplicado, as tarifas chegariam a algo próximo a R$ 5,55 em 2024.

Para o momento atual, o índice de inflação entre dezembro de 2023 e novembro de 2024 do IPCA é de 4,87% que, se aplicados sobre aqueles R$ 5,55 que não ocorreram, chegariam hoje ao preço de R$ 5,80 cada passagem.

E é justamente isso que os prefeitos que deixam seus mandatos nesta terça-feira, dia 31 de dezembro, estão decretando: que, a partir das primeiras horas de janeiro de 2025, as tarifas municipais sejam reajustadas dos antigos R$ 5,30 para R$ 5,80; um aumento de 9,44%. Ou seja: aquele reajuste que não foi aplicado em 2024 somente foi adiado para 2025, já que o percentual de inflação foi acumulado e chega ao bolso do usuário todo de uma vez, agora.

Nesse sentido, até o fechamento desta matéria, nesta terça-feira, 31/12/24, ao menos três prefeitos já haviam publicado decretos nesse sentido: em Carapicuíba, Marcos Neves assinou o Decreto nº 5.401 em 26/12; em Osasco, Rogério Lins formalizou o Decreto nº 14.534 em 27/12; e antes disso, em 23/12, Rubens Furlan assinou o Decreto barueriense nº 10.121. Em Osasco e Carapicuíba o reajuste começa a valor a partir da zero hora de quinta-feira, dia 2/1; e em Barueri vem antes disso: começa a valor a partir da zero hora desta quarta-feira, dia 1º de janeiro.

ATUALIZAÇÃO: O decreto nº 5.924 foi assinado em Itapevi pelo ex-prefeito Igor Soares (Podemos) em 31/12/24 e publicado na edição do jornal oficial da cidade da mesma data, 31/12. Porém, tal edição do jornal somente foi publicada no site da Prefeitura no dia 2 de janeiro de 2025. A validade do reajuste, em Itapevi, se iniciou à zero hora do dia 1º de janeiro.

ATUALIZAÇÃO: Já em Jandira, o Decreto nº 4.870, datado de 19/12/2024, foi disponibilizado no site da Prefeitura no final do ano; mas até o início de 2025 ainda não havia sido publicado na imprensa oficial do município. Diferentemente das outras cidades, que adotaram o valor de R$ 5,30 na tarifa durante todo o ano passado, em Jandira, como o último reajuste havia sido em junho de 2023, o período para a adoção do novo aumento foi ainda menor. Também desde o dia 1º de janeiro as tarifas do transporte coletivo na cidade foram majorados para R$ 5,80.

Também até o encerramento deste texto, o decreto em Santana de Parnaíba não havia sido tornado público nos canais oficiais dessa prefeitura; mas este Página Zero retomará o assunto sobre a cidade – atualizando esta matéria – a qualquer instante em que tais formalidades ocorrerem.

Mesmo que todas as cidades não tornassem públicos seus decretos a tempo do conhecimento público, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) se antecipou a elas e, em seu site, publicou um comunicado sobre o tema, informando que, a partir do dia 02/01/2025, a tarifa do transporte público em cinco municípios integrantes do consórcio (Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Osasco) será ajustada para o valor de R$ 5,80.
“A decisão foi tomada após estudos técnicos e financeiros que indicaram a necessidade de um reajuste para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público. O objetivo é evitar o colapso do sistema e preservar o equilíbrio financeiro das prefeituras, que não possuem condições de subsidiar os custos operacionais das empresas concessionárias. O novo valor reflete o aumento nas despesas de operação, como combustível e manutenção da frota”, diz o comunicado do Cioeste.

AUMENTO NA CAPITAL

Na cidade de São Paulo, por onde circulam muitos trabalhadores oriundos também da região Oeste, a tarifa estava congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, último ano que houve reajuste, ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB). Reeleito para um novo mandato de quatro anos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a cogitar um reajuste de 18,2%, chegando a R$ 5,20; porém acatou o valor apresentado pela SPTrans – empresa de transporte do município – durante a reunião do Conselho Municipal de Transporte (CMTT) realizada na quinta-feira da semana passada, dia 26/12.

A argumentação na Prefeitura é que, desde 2020, época do congelamento, até agora, a inflação oficial ficou em torno de 32,77%, o que, se fosse levado ao pé da letra, elevaria as tarifas para algo em torno de R$ 5,84.

Com os números acatados pelo prefeito, resolveu-se finalmente que a tarifa subirá dos atuais R$ 4,40 para R$ 5,00, um reajuste da ordem de 13,63%. Neste caso, na Capital paulista, o aumento deve começar a vigorar a partir de 6 de janeiro.

INTERMUNICIPAIS TAMBÉM AUMENTAM

O governo de São Paulo publicou na segunda-feira, 30/12, a tabela de reajuste das tarifas de várias linhas dos ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que terão novo valor a partir de 6 de janeiro.

A média de aumento, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), será de 4%. O reajuste foi autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O aumento representa um acréscimo médio de cerca de R$ 0,25 a R$ 0,30 nos preços atuais, segundo a Resolução 041/24 publicada no Diário Oficial do Estado, mas, dependendo da distância percorrida pela linha intermunicipal, essa correção pode ser ainda maior.

O novo preço vale para todas as linhas que servem as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba-Litoral Norte, e para a Baixada Santista.

As novas tarifas por linhas podem ser consultadas no site da EMTU, pelo link https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/tarifas-em-formato-pdf.fss.

Na região Oeste, por exemplo, a linha 850, operada pelo Consórcio Anhanguera, ligando o Terminal Luiz Bortolosso/Km 21 a São Paulo/Lapa, tinha a passagem cobra a R$ 7,05 e passará a R$ 7,35, um reajuste de 4,25%.

TRENS, METRÔ…

Também a partir do dia 6 de janeiro de 2025 a tarifa dos trens e metrô em São Paulo será reajustada, passando a ser de R$ 5,20 cada passagem. Será um aumento de R$ 0,20 em relação preço anterior, que vigorava desde o início do ano.

A informação foi divulgada pelo governo estadual na quinta-feira da semana passada, dia 26/12.