Cumprindo o que determina a legislação eleitoral brasileira, os prefeitos eleitos em todo o país no último pleito de 6 de outubro de 2024 tomaram posse de seus cargos no dia 1º de janeiro, feriado de Ano Novo ou também conhecido como Dia Mundial da Paz.
De forma geral, a posse é formalizada com uma sessão na Câmara Municipal onde, além do prefeito e vice, também são conduzidos ao novo mandato os vereadores eleitos em cada uma das cidades.
Também de forma habitual, no mesmo dia da posse os vereadores elegem suas mesas diretoras, compostas por presidentes, vice-presidentes, secretários e demais cargos. Nesse caso, há a obrigatoriedade de tal formalidade para que a Câmara Municipal possa ser conduzida legalmente pelo presidente eleito. Já aos prefeitos, depois da posse sempre surge a curiosidade sobra a composição de seu secretariado e alguns aproveitam o dia para divulgar tal lista. Entretanto, nesse caso não há tal obrigatoriedade e alguns deles chegam a tomar posse mesmo que ainda não tenham definido todos os nomes de seu primeiro escalão de governo.
Para todos eles, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o mandato que se iniciou na quarta-feira, dia 1º de janeiro, deverá ser cumprido por quatro anos, até 31 de dezembro de 2028.
GERSON QUER REDUZIR DESIGUALDADES
A cerimônia na Câmara Municipal de Osasco foi presidida pela vereadora com maior votação em outubro de 2024, Elânia Silva (PSD). O prefeito eleito e empossado, Gerson Pessoa (Podemos) esteve ao lado de sua esposa Gabriela Pessoa; assim como seu vice-prefeito Lau Alencar (PSD), acompanhado por Dulce Alencar. O agora ex-prefeito Rogério Lins (Podemos) também esteve ao lado da esposa Aline Lins. Estiveram ainda à mesa dos trabalhos o deputado federal Ribamar Silva (PSD), o deputado estadual Rogério Santos (MDB), o ex-prefeito Francisco Rossi e sua esposa e ex-vice-prefeita Ana Maria Rossi.
Além de Gerson Pessoa e Lau Alencar, todos os 21 vereadores empossados fizeram o juramento após leitura do termo de compromisso e assinaram o livro de posse.
Depois de agradecer a Deus, à família e à população de Osasco, Gerson Pessoa reforçou que vai trabalhar para reduzir as desigualdades na cidade. “Com coragem e determinação, trabalharemos diariamente para reduzir a desigualdade social, que infelizmente ainda é uma realidade em nossa cidade; para continuar fomentando a geração de emprego e renda; e para oferecer qualificação profissional para o nosso povo”, disse.
JOSÉ ROBERTO PROMETE NOVO PRONTO-ATENDIMENTO
Em Carapicuíba, a cerimônia realizada na manhã de quarta-feira, dia 1º, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna da Silva (Seninha). Ali tomaram posse o novo prefeito José Roberto (PSD), o vice-prefeito Guto José (Podemos) e os vereadores da 15ª Legislatura, formada por 19 parlamentares.
Assim como ocorreu durante a campanha eleitoral, José Roberto e Guto estiveram sempre acompanhados pelo ex-prefeito Marcos Neves (PSDB) e pela ex-vice-prefeita Gilmara Gonçalves (MDB).
O novo prefeito José Roberto agradeceu a presença e o apoio de todos e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho realizado pela última gestão: “É uma honra imensa ter sido escolhido para governar esta cidade. Agradeço especialmente à minha família, cujo apoio e compreensão foram fundamentais nesta jornada”. Ele também aproveitou para anunciar, para os próximos meses, a entrega da unidade de Pronto-Atendimento Bruno Covas, equipamento de saúde que estará situado nas dependências do Parque do Planalto e contará com atendimento infantil (pediatria), ortopedia 24h, odontologia e outras especialidades.
SATO: O ÚNICO REELEITO
O único prefeito reeleito dentre as sete cidades da região Oeste, Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSD), tomou posse como chefe do Executivo jandirense em sessão da Câmara Municipal realizada no Teatro Municipal Luiz Gonzaga.
Sato esteve acompanhado da esposa Denilda da Fonseca; sua mãe, Tei Sato; seu filho Mário Sérgio, nora e netas.
A cerimônia, que também empossou o vice-prefeito Piti Piteri e 13 vereadores eleitos em outubro de 2024, contou com a presença do deputado estadual Rogério Santos (MDB).
Durante seu discurso, Sato relembrou sua trajetória política, iniciada como vereador (2005-2008), e destacou o trabalho do primeiro mandato como prefeito, reforçando a prioridade de atender aos interesses da população. Agradeceu a Deus e aos munícipes pelo apoio nesse ciclo.
TECO: MISSA E LIVRO DE POSSE
O novo prefeito de Itapevi, Marcos Ferreira Godoy, o Teco (Podemos), tomou posse na quarta-feira, dia 1º de janeiro, ao lado do vice-prefeito Thiaguinho Silva (PL); e também dos 17 vereadores que assumiram os cargos na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028.
O dia começou com a missa e Santa Maria Mãe de Deus, na Igreja Matriz São Judas Tadeu, oficiada pelo padre Ely Rosa e, na sequência, os eleitos e convidados seguiram para a Câmara de Vereadores.
A cerimônia de posse foi presidida pelo vereador Akdenis Mohamad Kourani (PSD) que conduziu o juramento de posse de todos os eleitos.
Após a posse, o agora ex-prefeito Igor Soares (Podemos) realizou a transmissão de cargo na sede da Prefeitura de Itapevi com a assinatura no livro e com a entrega simbólica da chave da cidade ao novo prefeito Teco.
Para Teco “É um grande desafio e uma grande responsabilidade administrar Itapevi, mas com fé e trabalho vamos continuar com a missão de transformar a nossa cidade em um lugar ainda melhor para se viver. Vou governar a cidade para todos sem distinção e não deixaremos ninguém para trás”, disse.
ELVIS: TERCEIRO MANDATO
A posse do prefeito eleito Elvis Cezar (Republicanos) e do vice-prefeito Vicentão (MDB) em Santana de Parnaíba ocorreu na Arena de Eventos da cidade. Além deles, também foram empossados os 17 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028.
Elvis Cezar, que irá comandar a Prefeitura pela terceira vez, destacou em seu discurso o compromisso com o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Com muita humildade queremos fazer um trabalho incrível para melhorar ainda mais a nossa Santana de Parnaíba. Eu espero que agora, com mais sabedoria, com mais experiência e com muito mais dedicação e o apoio do povo, vamos continuar construindo uma Santana de Parnaíba cada vez melhor para que fiquemos marcados como uma geração que impactou e que mudou a história da cidade.”, afirmou.
BETO PITERI: ‘UM NOVO CAPÍTULO’
O plenário da Câmara Municipal de Barueri serviu, na manhã de quarta-feira, dia 1º de janeiro, para a posse do prefeito eleito Beto Piteri (Republicanos), sua vice-prefeita Dra. Cláudia (PSB) e os 21 vereadores eleitos em outubro de 2024.
Beto Piteri esteve ao lado de sua esposa Damaris, diversos familiares; além do agora ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) e também sua esposa Sônia Furlan.
“Hoje, iniciamos juntos um novo capítulo para Barueri! Com humildade, responsabilidade e determinação, reafirmo meu compromisso de trabalhar incansavelmente pelo progresso da nossa cidade e pelo bem-estar de cada barueriense. Que Deus abençoe Barueri!”, discursou o novo prefeito, Beto Piteri.
GREGORIO: DO TAMANHO DO SONHO
A cerimônia de posse em Pirapora do Bom Jesus ocorreu na Arena Payol, onde o prefeito eleito Gregogio Maglio (MDB), o vice-prefeito Luciano Motorista (PSD) e nove vereadores que irão cumprir o mandato entre 2025 e 2028.
Gregorio vai comandar o Poder Executivo da cidade pela terceira vez e, em seu discurso, apontou: “Quanta emoção hoje, ser empossado na Arena Payol. Dizem que somos do tamanho de nossos sonhos e tenho a certeza disso, porque sonhamos com um grande espaço de lazer e não desistimos, fomos pra cima e agora vivo essa emoção aqui. Poder receber o Bê, João Bucci, Dr. Zé Lino, e tantos outros amigos. Nos momentos difíceis é que a gente reconhece os melhores, nunca se deve deixar ninguém pra trás, esquecido na estrada, e agora com a responsabilidade de ser prefeito pela terceira vez nessa cidade que tanto amo, com certeza estaremos todos juntos”, encerrou.