Início Política Regional Câmaras municipais elegem novos presidentes para o biênio 2025/2026

Câmaras municipais elegem novos presidentes para o biênio 2025/2026

202
0
Carmônio Bastos (ao centro, ladeado pelos integrantes da mesa diretora), se manteve no posto que ocupava até o final do ano passado, em Osasco - Foto: Divulgação/CMO

No mesmo instante em que os prefeitos e vice-prefeitos tomavam posse de seus novos cargos, no dia 1º de janeiro de 2025, também os vereadores eleitos no último pleito municipal de outubro de 2024 assumiram seus cargos nas câmaras municipais das sete cidades que compõem a região Oeste da Grande São Paulo.
De forma geral, as posses de todos eles aconteceram em sessões das próprias câmaras, que têm o poder de empossar os eleitos, e, depois disso, enquanto os prefeitos e vices se encaminhavam para seus gabinetes; os vereadores cumpriram a missão de escolher as mesas diretoras de cada uma dessas casas legislativas.
Legalmente, independente do número de votos que obteve na eleição ou do partido ao qual pertença, cada vereador eleito tem o mesmo poder que o seu colega da Câmara Municipal. Por isso, para conduzir os trabalhos da Câmara, internamente eles escolhem um presidente, às vezes um ou mais vice-presidentes; secretários e demais integrantes da chamada “mesa diretora” que irá responder por toda a burocracia legislativa, inclusive no que se refere à pauta de trabalhos deles mesmos.
Também os regimentos internos de cada poder legislativo são diferentes em relação às regras de eleição desses cargos: em alguns casos, eles permitem a reeleição ao mesmo cargo dentro da mesma legislatura e, em outros não.
Como a legislatura 2021-2024 foi encerrada, mesmo que presidentes que ocupavam tais postos fossem novamente conduzidos aos cargos, isso não seria considerada uma reeleição, já que agora se inicia um novo mandato a cada um deles, para o período 2025-2028. Também de forma geral, as novas mesas diretoras e seus respectivos presidentes cumprirão mandatos nesses postos por dois anos (2025 a 2026), podendo ou não ser reeleitos, dependendo do regimento interno de cada legislativo.
Os vereadores eleitos assumiram seus cargos no dia 1º de janeiro, mas todos eles iniciam os trabalhos oficialmente somente em fevereiro, pois cumprem atualmente o período de recesso parlamentar de início de ano.

CARMÔNIO SE MANTÉM EM OSASCO

Na Câmara Municipal de Osasco ocorreu justamente um desses casos onde a reeleição não é permitida pelo Regimento Interno; mas ela não é considerada reeleição caso a escolha ocorra para um novo período legislativo.
O ex-presidente Carmônio Bastos (Podemos) cumpriu seu mandato como presidente no período entre 2023 e 2024, dentro da 15ª legislatura da casa. Agora, iniciado o período da 16ª legislatura, ele foi novamente escolhido para o mesmo cargo e isso não é considerado reeleição e, portanto, atende aos parâmetros legais. Assim, eleito por unanimidade dos demais vereadores, ele deve permanecer no posto no biênio 2025/2026. A nova vereadora Elania Silva (PSD), esposa do deputado federal Ribamar Silva (PSD), será a vice-presidente.
Ao final da sessão que lhe garantiu o novo mandato, Carmônio agradeceu a todos pelo apoio: “Me orgulho muito de ter feito parte da legislatura anterior. Fico muito honrado em ser conduzido novamente ao cargo de presidente”, declarou.
Dentro desse novo mandato, Carmônio deve revigorar suas forças para conduzir um de seus maiores projetos à frente do Legislativo osasquense, que é a inauguração da nova sede da Câmara, atualmente em construção nas proximidades do Paço Municipal. Segundo informações extraoficiais, a previsão é que o novo prédio seja inaugurado em outubro deste ano.
Além da Carmônio na presidência e Elania na vice-presidência; a nova mesa diretora, para o período 2025/206 da Câmara de Osasco terá Batista Comunidade (Avante) como 2º vice-presidente; Elsa Oliveira (Podemos) como 1ª secretária; Sthepane Rossi (PL) 2ª secretária; Rodrigo Gansinho (PL) 3º secretário e Fábio Chirinhan (PRD) 4º secretário.
A Câmara de Osasco conta com 21 vereadores.

SILVIO REPETE MANDATO EM JANDIRA

Caso similar ao de Osasco ocorreu também na escolha do presidente da Câmara Municipal de Jandira, onde o vereador Silvio Soares de Brito, o Silvio Cabeleireiro (PP), também permanecerá no posto após cumprir o mandato no período entre 2023/2024.
No caso de Jandira, diferentemente de Osasco, a reeleição é permitida dentro de uma mesma legislatura, mas isso (a reeleição) também não ocorreu porque, agora em 1º de janeiro de 2025, se inicia a 15ª legislatura jandirense.
Silvio também foi eleito de maneira unânime por seus pares e agradeceu: “Acredito nos valores construídos com base no respeito e na confiança mútua. Quero manifestar o mais profundo agradecimento e reconhecimento nesse momento tão importante”, ressaltou.
Os demais cargos também foram eleitos de maneira unânime para o biênio 2025/2026: o vereador Lucimar Henrique, o Tikinho (Agir), ficou com a vice-presidência. Já o vereador Gilson Rodrigues de Souza, o Pastor Gilson de Souza (PP), vai atuar como 1º secretário; enquanto Camila Amorim da Silva, a Camila Amorim (PRD), será 2ª secretária; e Michel de Oliveira Viana (Mobiliza) será 3º secretário.
A Câmara Municipal de Jandira é composta por 13 vereadores.

WILSON ZUFFA: PRIMEIRA VEZ
 
Vereador de terceiro mandato em Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara local para os próximos dois anos. Ele foi escolhido por unanimidade e será a primeira vez como presidente do legislativo, agora para o biênio 2025/2026. Apesar do noviciado como presidente, ele já ocupou postos na mesa diretora da Câmara, sendo 3º secretário entre 2017/2018 e 1º secretário entre 2019/2020.
A mesa diretora será composta por: Rodrigo Rodrigues (Podemos) – 1º vice-presidente; Kaskata (Solidariedade) – 2º vice-presidente; Levi Jânio (PSB) – 1º secretário; Rafa Carvalho (Republicanos) – 2º secretário e Clayton Silva da Saúde (União) – 3º secretário.
A Câmara de Barueri entra em sua 19ª legislatura (de 2025 a 2028) e é composta por 21 vereadores.

RONALDO: EXPERIÊNCIA NA CASA

A Câmara Municipal de Carapicuíba inicia este ano sua 15ª legislatura (2025/2028) e, para os dois primeiros anos – de 2025 a 2026 – os parlamentares escolheram o vereador Ronaldo Souza (PSD) como novo presidente, mantendo-o no cargo que também exerceu até o final de 2024; assim como ocorreu também em Osasco e Jandira.
Ronaldo Souza já tem experiência no posto de presidente e será a terceira vez que ocupa a mesma função, já tendo cumprido mandatos semelhantes em 2027 e no biênio 2023/2024. Ele também é experiente no trabalho como vereador, já que inicia seu quinto mandato consecutivo neste ano, ocupando uma cadeira de vereador desde 2009.
Ao lado de Ronaldo Souza, na mesa diretora para o biênio 2025/2026, estarão o novo vice-presidente Zezinho Considerado (MDB); o 1º secretário Bruno Marino (Podemos); o 2º secretário Serginho Júnior (União) e a 3ª secretária Denise Alexandre (PL).
Ronaldo e seus pares têm uma novidade a partir deste ano que é o aumento do número de vereadores: a Câmara terminou a legislatura em 2024 com 17 parlamentares e, a partir deste ano, são 19 os ocupantes das cadeiras.
 
RAFAEL: TERCEIRA VEZ NA PRESIDÊNCIA 

Também de forma unânime, como aconteceu na maioria das câmaras municipais da região, o vereador Rafael Alan, o Professor Rafael (Podemos), foi eleito para mais um mandato como presidente do Legislativo de Itapevi.
Assim como Ronaldo Souza em Carapicuíba, esta será a terceira vez que Rafael preside a Câmara Municipal, após liderar a Casa nos biênios 2021-2022 e 2023-2024. Ele inicia seu quarto mandato como vereador itapeviense.
A vice-presidente para o biênio 2025/206 será a vereadora Tininha Godoy (PSD), e as 1ª, 2ª e 3ª secretarias serão ocupadas, respectivamente, pelos vereadores Maurício Japa (PP), Priscila Cavanha (PL) e Mateuzinho Silva (PL).
A Câmara de Itapevi inicia sua 16ª legislatura e é composta por 17 parlamentares.

HUGO QUER HARMONIA ENTRE OS PODERES

Ao iniciar o seu terceiro mandato consecutivo como vereador, José Hugo da Silva, o Hugo Silva (União), recebeu de seus pares a missão de presidir pela primeira vez a Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. Ele terá, para o biênio 2025/2026, a vereadora Nelci Aparecida de Freitas Santos, Enfermeira Nelci (PDT), como vice-presidente; além de Gabriel Oliani (Republicanos) como 1º secretário; Kadu da Farmácia (Republicanos) 2º secretário e Josildo Ribeiro (MDB) tesoureiro completando a mesa diretora.
Ao confirmar sua escolha, Hugo Silva enalteceu a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo para o progresso da cidade. “O trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara será fundamental para garantir que Santana de Parnaíba continue avançando em todas as áreas”, afirmou.
O município de Santana de Parnaíba é um dos mais antigos do Brasil: criado em 1580, ganhou o status de “vila” em 1625 quando teoricamente teria o direito de constituir sua primeira Câmara Municipal. Passados mais de 400 anos, com golpes de Estado; guerras mundiais; destituição e cassação de políticos; com tudo isso já não é mais possível identificar o número de legislaturas da Câmara de Santana de Parnaíba. Atualmente, a casa de leis é composta por 17 vereadores.

TATU: VOLTA COM AUTORIDADE

Os nove vereadores da Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus elegeram para o biênio 2025/206 o vereador Francisco José Soldado, o Tatu (PSD), para assumir a presidência da casa pela segunda vez. Ele já exerceu o mesmo posto em 2011, quando o cargo era cumprido por mandato de apenas um ano.
Tatu inicia seu terceiro mandato como vereador, já que ocupou cadeira no legislativo nos períodos de 2009/2012 e 2013/2016. Ele ficou de fora da Câmara nas duas últimas legislaturas e, apesar disso, já retorna com autoridade suficiente para comandá-la pelos próximos dois anos.
Ao seu lado, na vice-presidência, foi escolhida Jéssica da Farmácia (PSB); e também o vereador Ricardinho (PSD) para 1º secretário e Cidinho (PT) como 2º secretário.
A Câmara de Pirapora inicia neste ano sua 16ª legislatura.

Prof. Rafael (ao centro) chega pela terceira vez à presidência da Câmara de Itapevi – Foto: André Barnabé/Câmara Itapevi
Os 17 vereadores carpicuibanos escolheram Ronaldo Souza (sentado, ao centro) para a presidência do Legislativo – Foto: Divulgação/CMC
Silvio Cabeleireiro (ao centro) repetirá o mandato na presidência da Câmara de Jandira – Foto: Divulgação/CMJ
Hugo Silva, em Santana de Parnaíba, será outro novato da região na presidência da Câmara – Foto: Hugo Silva/Facebook
Tatu retorna à Câmara e à presidência em Pirapora do Bom Jesus – Foto: Francisco Tatu/Facebook
Wilson Zuffa (ao centro) assumirá o posto de presidente pela primeira vez em Barueri – Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri