Início Esportes Copa São Paulo de Futebol Júnior entra nos módulos de ‘mata-mata’

Copa São Paulo de Futebol Júnior entra nos módulos de ‘mata-mata’

297
0
O Osasco Audax (camisa vermelha) chegou à 3ª rodada da fase de classificação como líder - Foto: Dado Rodrigues/Grêmio Osasco Audax

A fase de classificação da 55ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, promovida pela Federação Paulista de Futebol, será encerrada neste sábado, 11 de janeiro, quando ficarão conhecidos os 64 clubes restantes entre os 128 que iniciaram o torneio em 2 de janeiro, divididos em 32 grupos, com 4 equipes em cada enfrentando-se apenas entre si, sediados em diversas cidades do Estado e bairros da Capital. Popularmente conhecida como Copinha, já a partir do domingo, 12/1, a competição que abre a temporada nacional da modalidade passará, então, a ter confrontos eliminatórios seguidos de decisões por pênaltis caso terminem sem vencedores no tempo normal. O sistema “mata-mata” perdurará até as semifinais, que, por fim, apontarão os dois remanescentes que em 25 de janeiro, dia do 471º aniversário de fundação da cidade de São Paulo, disputarão o troféu. A final voltou a ser programada para o estádio do Pacaembu após cinco edições, tempo necessário para as obras de sua reforma.
De acordo com a tabela das contendas já cumpridas nesta temporada até a noite de quinta-feira, 9, quando esta edição foi fechada, 35 clubes já haviam garantido suas vagas, entre os quais figura o Grêmio Osasco Audax, um dos representantes da região ao lado do Oeste, sediado em Barueri. O Osasco Audax fez parte do grupo 17 e, na tábua de classificação, aparecia com o mesmo rendimento do Athletico (PR), ambos com 6 pontos ganhos, mas aplicados os critérios de desempate à frente do Furacão após derrotar por 3×0 o Mazagão (AP) e 1×0 ao Ferroviário (CE). Sem mais poderem ser alcançados pelos amapaenses e pelos cearenses, os líderes ainda se enfrentariam em 9/1, no estádio Prefeito José Liberatti, no Rochdale, para decidir qual deles avançaria como campeão do bloco, com o benefício do empate para os osasquenses.
Também na quinta-feira, 9, o Oeste fecharia sua participação no grupo 19, ostentando confortável situação mesmo em caso de revés ante o confronto travado com o Palmeiras, válido pela 3ª rodada. O Rubrão enfrentaria o alviverde (6 pontos e com a passagem antecipadamente carimbada) com 4 pontos já no bolso, em 2º lugar, decorrentes do empate por 1×1 com o Santa Cruz (AC) e da goleada por 6×0 contra o Náutico (RR). De acordo com o regulamento, portanto, bastaria ao Oeste empatar ante o líder para contabilizar no mínimo 5 pontos e assim eliminar seu único concorrente, o Santa Cruz (AC).
Os acreanos, antes do confronto entre os paulistas do grupo 19, enfrentariam o eliminado Náutico (RR) e, ao entrar em campo somavam 1 ponto, em 3º lugar. Em caso de vitória ao apito final, portanto, o Santa Cruz poderia chegar aos 4 e, então, passou a depender de outro componente para fazer valer a única chance de não precisar tomar o avião de volta a Rio Branco após a preliminar que protagonizou na Arena Barueri: uma vitória, a mais elástica possível, do Palmeiras para, no cômputo final, deixá-lo com um saldo de gols superior ao Oeste, desalojando o rubro negro do 2º posto. Antes de a bola rolar em ambos as partidas decisivas, o anfitrião já detinha o posto, amparado pelo saldo positivo de 6 gols, enquanto o Santa Cruz aparecia com um déficit de 5 (-5).

EQUIPES COM VAGA CARIMBADA

Além do Osasco Audax, do Athletico e do Palmeiras, quando esta edição foi fechada já estavam assegurados na segunda fase da Copinha os seguintes clubes: Botafogo-RJ, Votuporanguense, Ponte Preta, Operário (PR), Criciúma, Mirassol, Guarani, Santos, Água Santa, Fluminense (RJ), Linense, São Paulo, XV de Jaú, Juventude, Cruzeiro, Real Brasília, América (RJ), Bahia, Sport Recife, Referência (SP), Grêmio (RS), Bragantino, América (MG), Sfera (SP), Corinthians, Santo André, Flamengo (SP), Ibrachina, Náutico (PE), Juventus, Ceará e Zumbi (AL). Com 11 títulos no currículo e maior vencedor do torneio, o Corinthians é o atual campeão.