Início Cidades Eixo Verde ‘cria cadeia produtiva de alimentos saudáveis e fortalece segurança alimentar’...

Eixo Verde ‘cria cadeia produtiva de alimentos saudáveis e fortalece segurança alimentar’ em Osasco

153
0
Autoridades municipais se reuniram no final do ano passado para a inauguração do Eixo Verde - Foto: Caio Henrique

No final do ano passado, no dia 19 de dezembro de 2024, o agora ex-prefeito Rogério Lins se uniu ao atual chefe do Executivo, Gerson Pessoa (ambos do Podemos), para inaugurar em Osasco o chamado Eixo Verde, um corredor de hortas comunitárias e urbanas com mais de 8 mil metros de terra produtiva, segundo a administração municipal. Ambos estiveram acompanhados do então secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa; dentre outras autoridades municipais.
O projeto, de acordo com a Prefeitura, tem como objetivo promover a geração de renda, a sustentabilidade e o desenvolvimento local, revitalizando espaços antes degradados e trazendo vida à região do Jardim Aliança, na zona Norte de Osasco. “Além de deixar mais bonito o ambiente, o Eixo Verde torna o local mais seguro e cria uma cadeia produtiva de alimentos saudáveis, beneficiando diretamente as famílias e fortalecendo a segurança alimentar”, diz nota enviada à imprensa.
Osasco conta com mais cinco hortas que fazem parte do chamado Eixo Verde, um corredor de grandes hortas implantado na zona Norte, entre o Jardim Piratininga e o Canaã, iniciando próximo à Creche Mundo da Criança e terminando no Centro de Comércio Justo. Em uma área total de mais de 8 mil m², o Eixo Verde é totalmente sustentável, abastecido com mudas produzidas no recém-inaugurado viveiro municipal, e gera trabalho para 20 famílias, além das 60 que já fazem parte da Agricultura Urbana em Osasco. Ele se integra a outras hortas já existentes, como a horta inclusiva por exemplo, ampliando ainda mais essa área de atuação.
Rogério Lins destacou que o local era utilizado para descarte irregular de lixo e entulho. “O espaço foi transformado na maior horta urbana de toda nossa região. Aqui as pessoas podem plantar e colher os seus próprios alimentos. E essa é nossa missão, transformar os espaços, valorizar as famílias e o trabalho e, principalmente, ajudar o meio ambiente”
Gerson Pessoa enfatizou: “Hoje é mais uma importante realização para o município. Além de trazer a questão econômica envolvida para todos os agricultores que estão aqui, traz uma questão ambiental muito importante”.