![Itapevi-Desconto-IPTU-1](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Itapevi-Desconto-IPTU-1.jpg)
Os moradores e comerciantes de Itapevi já estão recebendo, a partir desta semana, em suas residências e estabelecimentos, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU 2025.
De acordo com a Prefeitura, o contribuinte que optar pela quitação à vista ou em duas parcelas tem a oportunidade de garantir um desconto de 10% no pagamento. A primeira parcela com desconto vence no dia 12 de fevereiro, enquanto a segunda deve ser paga até o dia 12 de março. Nessa modalidade, os contribuintes devem utilizar as vias azuis.
Já para quem preferir o parcelamento total, o IPTU também pode ser pago em 10 parcelas mensais sem desconto, com vencimento da primeira no dia 17 de março e da última no dia 15 de dezembro, por meio das vias brancas do talão.
O pagamento do IPTU pode ser realizado em casas lotéricas e nos bancos conveniados: Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Fazenda e Patrimônio da cidade, neste ano de 2025 o IPTU será cobrado de 52.507 imóveis, com arrecadação prevista de R$ 65 milhões. Também de acordo com o setor, o reajuste em relação ao ano passado foi de 4,76%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro de 2023 a outubro de 2024.
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E SEGUNDA VIA
Caso o carnê não apresente o número do CPF, é necessário atualizar o cadastro entrando em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone (11) 4143-8090, ramal 8094, ou pelo e-mail [email protected]. A atualização também pode ser solicitada online pelo link: https://itapevi.solarbpm.softplan.com.br/atendimento/inicio.
A segunda via do carnê já disponível no site oficial da Prefeitura de Itapevi: www.itapevi.sp.gov.br. Para obtê-la, é necessário acessar o portal, clicar nas abas “Cidadão”, “IPTU, Taxas e Certidões” e “2ª Via Carnê”, e preencher os dados do imóvel.
Após o vencimento das parcelas, também será possível consultar débitos e emitir boletos no site seguindo as mesmas orientações, na aba “Pesquisa de Débitos do Imóvel”.