Em meio à briga pela liderança geral do Paulistão 2025, Corinthians recebe Bernô antes de clássico contra o Santos
Por Marcelino Lima
O Campeonato Paulista de futebol da Série A1 já se aproxima do encerramento da etapa de 12 rodadas da fase de classificação para a definição dos oito clubes que seguirão na briga pelo título e os dois condenados à Série A2 de 2026, independentemente do grupo ao qual tenham pertencido. Na noite de quinta-feira, 6 de fevereiro, quando esta edição foi fechada e os placares não puderam ser anotados, restavam três partidas para a conclusão da 7ª rodada, entre as quais o derby Palmeiras x Corinthians, Guarani x Água Santa e São Bernardo x Novorizontino (ver quadros).
O Timão e o Bernô, que coincidentemente serão adversários na Arena Itaquera, no domingo, 9, a partir das 20h30, figuravam entre os três mais bem colocados na liderança geral. Esse quadro apresentava o alvinegro (integrante do grupo A) na ponta, com 18, e o time do ABC (D) em 3º, com 15. Encontrava-se, entre ambos, o Mirassol, também com 15, e a vantagem nos critérios de desempate.
Vindo de duas vitórias seguidas em um intervalo curto de apenas dois dias entre uma e outra (2×1 ante o Noroeste e 1×0 frente ao Novorizontino), caso batesse o Verdão o Corinthians não apenas consolidaria o posto de líder geral, como ainda praticamente selaria sua vaga para as quartas de final. Nesse cenário, poderia até se dar ao luxo de poupar titulares tanto para o duelo ante o próprio São Bernardo, quanto para o clássico da quarta-feira, 12/2, em Itaquera, já pela 9ª rodada, quando terá pela frente o Santos, que deverá desembarcar em Itaquera pilotado por Neymar.
A estrela da Vila Belmiro voltou a atuar pelo gramado do estádio Urbano Caldeira vestindo o manto praiano doze anos depois de ter batido asas para a carreira de sucesso no exterior. A reestreia de Neymar pelo “Peixe” foi diante do Botafogo, cercada de expectativas porque o Santos batera no jogo anterior o São Paulo, por 3×1, e o Botinha não apenas é o “lanterna” do Paulistão 2025, com 4 pontos no grupo A, como ainda o pior da temporada. Em campo, porém, o visitante de Ribeirão Preto resistiu o quanto pôde e segurou o empate por 1×1, resultado frustrante para a massa santista, embora tenha provisoriamente colocado o time de Pedro Caixinha no topo do grupo B, com 8 pontos. Entretanto, o Santos corria o risco de ser desalojado pelo Guarani na conclusão da rodada após o encerramento do embate do Bugre ante o Água Santa, posto que o alviverde campineiro, que tinha 7, aparecia em 2º.
O clássico Corinthians x Santos, a maior atração da 9ª rodada do Paulistão 2025, marcará o reencontro dos dois alvinegros após mais de um ano: na última vez que se digladiaram, pelo Paulistão 2024, em 7 de fevereiro daquele ano, o Peixe venceu por 1×0, na Vila Belmiro. Em 351 partidas disputadas desde 22/6/1913, contudo, o clube de Parque São Jorge soma 137 vitórias ante 112 do onze praiano, além de sustentar 603 gols, contra 518. Os empates contam 102 repetições.
Atual tricampeão, o Palmeiras entraria em campo diante do arquirrival em 3º do grupo D, com 11 pontos, atrás, portanto e fora da zona de classificação, do Bernô e da Ponte Preta (2°, 12). Como motivação para triunfar sobre o Corinthians, os esmeraldinos se apegariam aos 4×1 que aplicaram no domingo, 2, contra o Guarani. Já na sequência do torneio após o clássico, os palmeirenses visitarão Água Santa e Internacional, em Diadema e em Limeira, respectivamente.
O São Paulo também contabilizou a seu favor uma goleada por 4×1, registrada na quarta-feira, 5 de fevereiro, no Morumbi, diante do Mirassol. Além de reanimar o elenco após a queda no San-São, o elástico placar manteve o tricolor como o mais eficiente do grupo C, com 13 pontos, e deu moral aos comandados de Luis Zubeldía para encarar Bragantino e Velo Clube, os dois próximos adversários do Mais Querido.
SÉRIES A2 E A4
Oeste e Taubaté protagonizaram um marcante duelo pela 7ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, na Arena Barueri, onde empataram na quarta-feira, 5 de fevereiro, por 2×2. O Rubrão vencia de virada por 2×1 até os 47’ finais, quando cedeu a igualdade ao Burro da Central, resultado que, somado à derrota por 3×0 amargada no mesmo estádio para o Grêmio Prudente no dia 2, deixou a equipe local em 2º, com 13 pontos, atrás do XV de Piracicaba, que dá as cartas com 16.
Nas duas próximas jornadas o Oeste visitará o Esporte Clube Primavera (3º, 13, com a desvantagem nos critérios de desempate) e depois, já no meio da próxima semana, receberá o Rio Claro (ver quadro).
O Grêmio Osasco Audax encarou o Paulista em casa no sábado, 1º de fevereiro, mas não conseguiu se impor no próprio terreiro e deixou o gramado do estádio Prefeito José Liberatti, no Rochdale, goleado por 4×0. O prélio fez parte da 4ª rodada do Campeonato Paulista da Série A4. Com mais este revés, a equipe osasquense já acumula três derrotas e segura a vice-lanterna do torneio, em 15º, com 1 ponto ganho. O Galo de Jundiaí, por sua vez, manteve-se líder com 12 e 100% de aproveitamento. Em busca de recuperação, o Osasco Audax visitará o Jabaquara (12º, 4), em Santos, a partir das 15 horas deste sábado, 8. Depois, de volta ao Rochdale, recepcionará o Vocem (14º/2) na quarta-feira, 12, a partir das 20 horas.