Início Geral PZ Mais de 2,3 milhões de pessoas já licenciaram o veículo antecipadamente no...

Mais de 2,3 milhões de pessoas já licenciaram o veículo antecipadamente no Estado, afirma Detran-SP

124
0
Artes: Detran-SP

Desde a metade do último mês de janeiro o pagamento do licenciamento de veículos para este ano de 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. De forma geral, essa época do ano é dedicada ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Detran-SP trata essa possibilidade de antecipação como “uma facilidade para os condutores do Estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências”. 
O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$ 167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). 
Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).
Caso o proprietário do veículo prefira pagar apenas o IPVA neste início de ano, ele poderá respeitar o calendário oficial do licenciamento do Estado de São Paulo, de acordo com as placas do veículo: para carros de passeio, ônibus e reboques com finais 1 e 2 deverão ser licenciados no mês de julho; 3 e 4 no mês de agosto; 5 e 6 no mês de setembro; 7 e 8 no mês de outubro; 9 em novembro e 0 em dezembro. Para caminhões o calendário é diferente: 1 e 2 (setembro), 3, 4 e 5 (outubro), 6, 7 e 8 (novembro) e 9 e 0 (dezembro).

Calendário para licenciamento no Estado de São Paulo/2025

Artes: Detran-SP