Corinthians derrota o Santos e, já classificado aos ‘mata-matas’, segue o melhor do Paulistão 2025
Por Marcelino Lima
Primeiro clube já com vaga assegurada nas quartas de final do Campeonato Paulista de futebol da Série A1, o Corinthians venceu o Santos por 2×1 na quarta-feira, 12/2, e isolou-se no topo do grupo A, com 25 pontos ganhos, posição que lhe garante de quebra a liderança geral do Paulistão 2025. Antes de derrotar o Peixe com recorde de público e de renda na Arena Itaquera (48.169 pessoas, e arrecadação de R$ 2,9 milhões), o Timão batera também em seus domínios o São Bernardo, por 2×0. Para este sábado, 15, a partir de 18h30, outro clássico aguarda o time comandado pela dupla argentina Emiliano e Ramon Diaz: será diante da Portuguesa, a partir das 18h30, no estádio do Pacaembu, pela 10ª rodada. Devido à estreia mosqueteira na Pré-Libertadores (veja Notas nesta página), o Corinthians já cumpriu o embate válido pela 11ª rodada contra o Novorizontino, antecipado para 3 de fevereiro (ver quadros).
Depois do Corinthians, quem está mais bem posicionado na tábua de classificação é o São Bernardo. O Bernô soma 19 pontos, seguido pela Ponte Preta, com 18, no grupo D. Por esses números, ambos correm à frente do Palmeiras, que nesta edição tenta a façanha de se tornar tetracampeão. Hoje fora da zona de credenciamento para os ‘mata-matas’, o Verdão estava em 3º, com 13, antes de encarar a Internacional na noite de quinta-feira, 13, quando esta edição foi fechada e o placar não pôde ser registrado. Após a passagem por Limeira, o alviverde iniciaria a preparação para o Choque-Rei diante do São Paulo, agendado para começar às 18h30 do domingo, 16. No meio da semana que vem, esgrimirá, em casa, ante o Botafogo.
O São Paulo, que na noite de quinta-feira, 13, recepcionaria em Brasília o Velo Clube, estava soberano na ponta do grupo C, com 14 pontos ganhos, três a mais do que o Novorizontino (2º, 11). O adversário do Mais Querido depois do clássico em que encarará os esmeraldinos será a Ponte Preta. Na segunda-feira, 10, o São Paulo fez o jogo que inicialmente deveria ser o da sua estreia no Paulistão 2025, mas não conseguiu aproveitar o apoio dos torcedores e apenas empatou: 0x0 contra a Internacional.
A derrota para o Corinthians em Itaquera manteve o Santos nas cordas e, a exemplo do Palmeiras, está hoje ameaçado de não passar de fase e ser alijado precocemente do certame. Mesmo com Neymar puxando a companhia santista, o alvinegro praiano ocupa a 3ª casa do grupo B, com 9. Guarani e Portuguesa, nesta ordem, já contavam com 10, e o Bugre ainda jogaria no Brinco de Ouro na quinta-feira, 13, contra o Novorizontino, podendo, portanto, aumentar sua vantagem. Em busca de recuperação, o Santos receberá o Água Santa e em seguida o Noroeste.
SÉRIES A2 E A4
Oeste e Rio Claro empataram em branco na quarta-feira, 12, o duelo travado na Arena Barueri que abriu a 9ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2. O empate frustrou os planos de o Rubrão encerrar a série que já chega a quatro jogos sem vencer e que inclui o resultado negativo que também colheu ao visitar o Primavera, em Indaiatuba, no sábado, 8/2, onde os donos da casa marcaram o tento da vitória por 1×0 aos 43’ da etapa final. Apesar do momento delicado, o Oeste segue no pelotão dos oito mais bem classificados: está em 5º lugar, com 14 pontos. Nas duas próximas jornadas, o clube que representa a região irá a campo diante do Capivariano e do Ituano, ambos fora de casa (ver quadro). O XV de Piracicaba lidera a A2 com 20 pontos.
Paulista de Jundiaí e São Caetano, com 18 e 12 pontos cada, são os mais bem colocados da temporada da Série A4. Os clubes, que já tiveram dias de glória na divisão de elite paulista e decidiram o Paulistão de 2004, quando o Azulão ficou com o troféu, tentam resgatar o brilho de antanho ao lado de um adversário que também já passou pelo topo do estadual, o Grêmio Osasco Audax, que, por sua vez, foi vice do Paulistão de 2016, mas, aco contrário dos líderes, vem se afundando ainda mais e aparece com apenas 3 pontos na vice-lanterna, o 15º posto. Em sua última atuação, no estádio do Rochdale, o Osasco Audax saiu na frente, mas cedeu o empate em 1×1 para o Vocem (13º, 6). Neste final de semana, o time osasquense receberá o Barretos e na sequência viajará para enfrentar o Taquaritinga (ver quadro).
![](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Esportes-Corinthians-Santos-1.jpg)
![](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Esportes-Paulistao-Quadro-Tabela.jpg)
![](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Esportes-Paulistao-Quadro-Classificacao-1.jpg)
![](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Esportes-Paulistao-Quadro-Regiao.jpg)