Início Cidades Prefeitura de Osasco disponibiliza IPTU pela internet mas não explica antecipação de...

Prefeitura de Osasco disponibiliza IPTU pela internet mas não explica antecipação de vencimento dos carnês

249
0
Os carnês deste ano começaram a chegar às residências e imóveis na semana passada – Foto: Repdordução/PZ

Com ‘prazo curto’ para pagamento, contribuinte osasquense vê IPTU vencendo um mês antes do habitual e pode obter segunda via pela internet

Depois de observar que muitos contribuintes estavam fazendo fila em frente à Secretaria de Finanças para a obtenção dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025, a Prefeitura de Osasco se apressou em divulgar que os moradores também podem obter a segunda via do imposto pelo Portal de Serviços on-line, no endereço sf.osasco.sp.gov.br. Nesse endereço é possível consultar pendências referentes ao IPTU e emitir a segunda via do carnê. Para tanto, depois de acessar o site, o contribuinte deve selecionar a opção “Emissão de Segunda Via do IPTU 2025”, informar o Código de Cadastro do Imóvel (CDC), visualizar e imprimir as parcelas do carnê.
Além disso, o site oferece outros serviços, como atualização do recadastramento e a emissão da segunda via de parcelamentos.
A Prefeitura também informa que, caso o munícipe seja novo morador de Osasco e não tenha o CDC do imóvel, basta solicitar através do e-mail: [email protected]. Para mais informações há também possibilidade de contato pelos telefones (11) 2182-1371, (11) 2182-1370 e (11) 3651-7080, ou dirigindo-se à Praça de Atendimento de Finanças, localizada na rua Narciso Sturlini, 201, Vila Campesina. A distribuição de senhas acontece das 8h30 às 15 horas.

ANTECIPAÇÃO E SURPRESA

Em favor da Prefeitura, deve-se afirmar que todos os anos, às vésperas do vencimento do carnê do IPTU, todas as mesmas informações são disponibilizadas antecipadamente pelo site sf.osasco.sp.gov.br. Quem já conhece o serviço tem até o hábito de acessá-lo antes mesmo da chegada dos carnês em seus endereços.
Em desfavor da administração municipal, no entanto, está o fato de que a distribuição dos carnês começou na semana passada, sem que houvesse campanha de divulgação sobre esse serviço, surpreendendo os contribuintes com a repentina chegada do tributo. Para piorar, mesmo chegando aos imóveis entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o vencimento da primeira parcela, ou parcela única com 5% de desconto, ocorria já na segunda-feira seguinte, dia 10 de fevereiro. Assim, muitos dos que faziam fila na frene da Secretaria de Finanças no início desta semana pretendiam evitar o atraso no pagamento ou simplesmente não conseguiram.
Outra novidade não divulgada pela Prefeitura foi justamente a antecipação do vencimento para o mês de fevereiro. Pelo menos nos dois últimos anos, 2023 e 2024, o IPTU em Osasco tinha vencimento da primeira parcela marcado para 15 de março e isso, naturalmente, deve ter servido de planejamento para a maioria dos moradores, que ainda se vêm às voltas com pagamentos outros, como IPVA, material e matrícula escolar, dentre outros.
A fim de saber os motivos dessa iniciativa de antecipação do prazo de pagamento, a reportagem do jornal Página Zero questionou a Prefeitura, através de sua Secretaria de Comunicação; porém até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 13/1, não havia obtido resposta.