Início Geral PZ Barueri e Carapicuíba trabalham em conjunto para reparar ponte na divisa entre...

Barueri e Carapicuíba trabalham em conjunto para reparar ponte na divisa entre as duas cidades

155
0
O trânsito de veículos tem sido alterado em faixa reversível durante o período de obras - Foto: Ana Guice/Secom Barueri

Um solapamento de solo, há algumas semanas, vem provocando transtornos a motoristas que circulam num curto trecho entre a avenida Deputado Emilio Carlos, em Carapicuíba; e a via Marechal Rondon (Corredor Oeste), em Barueri. A situação, bem na divisa entre as duas cidades, está sendo abordada em conjunto pelas duas prefeituras, promovendo alterações e monitoramento no trânsito.
As principais ações acontecem numa ponte que passa sobre o córrego na divisa dos municípios e que dá acesso ao bairro da Aldeia de Barueri, para quem vem de Carapicuíba. No sentido contrário, o trecho dá acesso à avenida Victório Fornazaro, ao lado de uma passarela de pedestres, na Vila Caldas.
Por conta das obras no local, o condutor com destino a Barueri, saindo da avenida Rui Barbosa ou da avenida Victório Fornazaro, precisa virar à direita na avenida Deputado Emílio Carlos (sentido Carapicuíba) e ir até a avenida Emanuel João Alves, onde faz o retorno à avenida Deputado Emílio Carlos e segue para Barueri.  Chegando no limite entre as duas cidades, o tráfego é deslocado por meio de desvio com faixa reversível em que o condutor passa por um canteiro para retornar à pista normal da via Marechal Rondon (sentido Barueri).
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) da Prefeitura de Barueri, que monitora o trânsito na região, “trata-se da primeira etapa da obra em que o trânsito é deslocado com operação realizada nos horários de pico de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas, ou até em escala menor, de acordo com as condições momentâneas do fluxo de veículos no local”.  
De acordo com a Prefeitura de Carapicuíba, que colocou sua Secretaria de Obras e Serviços Municipais para orientar os trabalhos, uma espécie de muro de contenção está sendo contruído nas pilastras da ponte para eliminar riscos de deslizamentos.
Nenhum das duas prefeitura, no entanto, informou qual o prazo previsto para finalização da obra.