Início Política Regional Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Osasco tem novo comando para...

Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Osasco tem novo comando para o biênio 2025/2026

142
0
As procuradoras e a mesa dos trabalhos: Lau Alencar, Vilma Barbosa, Elsa Oliveira, Renata Abreu, Lúcia da Saúde e Carmônio Bastos (da esq. p/a dir.) - Foto: Ana Rodrigues/CMO

O Plenário Tiradentes, da Câmara Municipal de Osasco, sediou na quinta-feira da semana passada, dia 13 de fevereiro, a solenidade de posse das novas integrantes da Procuradoria Especial da Mulher para o biênio 2025/2026, órgão de atuação dentro do Legislativo da cidade. A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) assumiu o cargo de procuradora, enquanto Lúcia da Saúde (Podemos) e a servidora Vilma Barbosa foram nomeadas procuradoras-adjuntas.
Além das próprias procuradoras empossadas, compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Carmônio Bastos (Podemos); o vice-prefeito Lau Alencar (PSD); e a deputada federal Renata Abreu (Podemos).
A Procuradoria é um órgão independente da Câmara Municipal e tem como finalidade receber e examinar denúncias de abuso e discriminação contra a mulher, além de promover debates, seminários, palestras e estudos para a prevenção e o combate à violência de gênero.
A nova procuradora Elsa Oliveira agradeceu a oportunidade e exaltou o trabalho de sua equipe, falando sobre os desafios enfrentados para conquistar um espaço no Legislativo e reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres. “Somos poucas ainda, mas somos mais do que em muitas cidades. Dentro desta Câmara, a mulher tem voz, tem vez. Estou com o coração cheio de alegria e responsabilidade. Assumir a Procuradoria Especial da Mulher só reforça minha missão como defensora das mulheres. Ao tomar posse dessa função, reafirmo, com todas as palavras, o compromisso que sempre tive com a causa feminina. Esse compromisso vem desde antes de eu ocupar o cargo de vereadora, porque ele está dentro de nós, mulheres. Não está apenas em uma vereadora, mas em uma mãe, uma amiga, uma irmã, uma mulher que entende a necessidade de defender a outra. Quando uma mulher é ferida, todas nós nos sentimos feridas”, declarou Elsa.
O presidente Carmônio Bastos encerrou a cerimônia ressaltando o quanto aprende com as vereadoras no dia a dia do Legislativo. Ele também reforçou a importância da participação feminina na política ao lembrar da ex-vereadora Ana Paula Rossi, falecida em 2024.
O atendimento da Procuradoria Especial da Mulher pode ser feito de diversas formas: pelo telefone: (11) 3699-9154; pelo e-mail: [email protected]; ou presencialmente na sede da Câmara Municipal: Av. dos Autonomistas, 2607 – Centro – Osasco.