Início Cidades Rodovias da região passam a ser administradas por novas concessionárias e pedágios...

Rodovias da região passam a ser administradas por novas concessionárias e pedágios ficam mais baratos

697
0
O lote Nova Raposo foi vencido pela Ecovias e em grande parte substituirá os serviços até então administrados pela CCR ViaOeste - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Rodovias da região recebem novos projetos e concessionárias a partir deste domingo, com redução nos valores dos pedágios

Os motoristas que se utilizam das principais rodovias que cortam os municípios da região Oeste da Grande São Paulo começarão a observar algumas mudanças no sistema de administração dessas vias, já a partir deste final de semana. A partir da zero hora deste domingo, 30 de março, duas novas concessionárias assumem trechos rodoviários nas rodovias Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), Raposo Tavares (SP-270) e Castello Branco (SP-280), atualmente operados pela concessionária CCR ViaOeste.
Em processos licitatórios que transcorreram desde meados do ano passado e foram concretizados no início de 2025 com as assinaturas de contratos, o governo do Estado, através de sua Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), redefiniu os lotes de concessão de trechos da Castello Branco e inclui também o principal trecho da Raposo Tavares, com o propósito de promover a duplicação dessa última rodovia entre a Capital e o município de Cotia. Para tanto, colocou em disputa os lotes denominados Nova Raposo e Rota Sorocabana.

LOTE NOVA RAPOSO

Para os motoristas da região Oeste, o Lote Nova Raposo será o que mais irá afetar a rotina daqueles que já se valiam dos serviços da CCR ViaOeste quando da utilização da Castello Branco até a região de Sorocaba, pela chamada Castellinho, ou a Senador José Ermírio de Moraes.
O lote Nova Raposo engloba justamente todo o trecho inicial da Castello Branco, entre os quilômetros (km) 13,290 em Osasco e o 54,140 próximo à entrada de São Roque. Além desses, o pacote envolve ainda a Raposo Tavares, entre os km 10,940 e 34,065 (São Paulo a Cotia); a Estrada da Roselândia (SP 029) entre Itapevi e Cotia e também o trecho entre Cotia e Embu das Artes.
Pela Concorrência Internacional nº 02/2024, a empresa vencedora foi a Ecovias Raposo-Castelo S.A., que assinou o contrato de concessão com o governo do Estado em 14 de março último, no valor total e aproximado de R$ 7,9 bilhões, por um período de 30 anos.
Dentre as principais atribuições dirigidas à concessionária, nesse período, estão a instalação de faixas adicionais na rodovia Castello Branco (SP-280), entre Barueri e Araçariguama; implantação de marginais e faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia; duplicação de trecho da rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) na região de Cotia; e a nova ligação Cotia-Embu das Artes: obra a ser executada com o objetivo de tornar o trajeto entre Cotia e Embu das Artes mais seguro, incluindo a duplicação de todo o trecho.
Os trechos definidos pela contratação devem impactar ao menos 12 municípios da Região Metropolitana, entre eles Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus (por onde circula este jornal Página Zero); além de Araçariguama, Cotia, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

LOTE ROTA SOROCABANA

Já o lote denominado Rota Sorocabana envolve uma série de rodovias menores mais distantes da Região Metropolitana, mas também engloba trechos das duas principais, Castello Branco e Raposo Tavares. Quase todos eles referem-se a caminhos de Sorocaba para adiante, em direção ao Interior do Estado.
Esse lote, também concedido pelo Estado por 30 anos através da Concorrência Internacional nº 01/2024, deve impactar ao menos 17 municípios, como Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
O lote com previsão de investimentos em melhorias em torno de R$ 8,8 bilhões foi conquistado pela CCR Rota Sorocabana S.A. e serve como uma espécie de “compensação” para o grupo CCR, que deixa de administrar – depois de 27 anos – os tradicionais trechos da Castello Branco e Castellinho, através da ViaOeste que, apesar disso, ainda mantém contrato com a Artesp e o governo paulista para finalização das obras que vem desenvolvendo entre Barueri e Itapevi, no sentido de ampliar as vias marginais e melhores trevos de acesso como os de Barueri e de Alphaville.
Essa obra, inclusive, tem previsão de término para o final de 2026.

PEDÁGIOS MAIS BARATOS

Além de novas concessionárias no comando administrativo dessas rodovias, o motorista também terá uma alteração com aspecto positivo já nas primeiras horas dessas mudanças, principalmente levando em conta o aspecto econômico.
Isso porque, na transição do comando dessas empresas, ficou pactuado entre as partes (governo, Artesp e concessionárias), que haverá uma alteração no modelo antigo de cobrança de pedágio, colocando um fim na chamada tarifa quilométrica, até então aplicada pela ViaOeste.
De acordo com a Artesp, “a mudança reflete tanto a depreciação dos ativos, que corresponde à perda gradual de valor devido ao uso e desgaste ao longo do tempo. Além disso, há a inclusão de descontos contratuais, como 5% para usuários das cabines automáticas e até 20% para aqueles que aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF). Também a implementação do sistema free flow distribuirá a cobrança de forma mais proporcional ao longo das rodovias, garantindo uma melhor relação entre distância percorrida e valor pago”.

NOVOS VALORES

Os novos valores, segundo cálculos da Agência, representam uma redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais no lote Sorocabana, enquanto no lote Nova Raposo os descontos variam de 24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais.
No lote Sorocabana, em Itu, no km 72,805 da rodovia Castello Branco (SP-280), a tarifa passa de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%). Em Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075), os valores mudam de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%). 
Já em São Roque, no km 47,555 da SP-270, a tarifa reduz de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%). Em Alumínio, no km 79,145 da Raposo Tavares (SP-270), os valores caem de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%). Em Araçoiaba, no km 111,89 da SP-270, a tarifa reduz de R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).
No lote Nova Raposo, as reduções também serão aplicadas. Em Osasco, no km 18,920 da SP-280 (Castello Branco), a tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%). Em Barueri, no km 20,545 da SP-280, os valores reduzem de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%). Já em Itapevi, no km 33,420 da SP-280, a tarifa será reduzida de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).
Esses novos valores também entram em vigor neste domingo, dia 30 de março.

O lote Rota Sorocabana, mais para o Interior do Estado, terá investimentos de R$ 8,8 bilhões a cargo da CCR Rota Sorocabana – Foto: Governo do Estado de São Paulo