Início Cidades Estação Ambuitá começa a operar sem cobrar passagem e transportar mais de...

Estação Ambuitá começa a operar sem cobrar passagem e transportar mais de 65 mil pessoas por mês em Itapevi

150
0
A nova estação deve atender a 2,1 mil passageiros por dia - Foto: Christian Carracci/PMI

Após 15 anos depois de ser demolida justamente para dar lugar a novas instalações, finalmente na última sexta-feira, dia 4 de abril, o governo do Estado inaugurou e liberou para a população a nova estação ferroviária localizada no bairro do Ambuitá, em Itapevi, que integra a operação da Linha 9-Diamante, operada pela Via Mobilidade.
A obra teve parceria entre a própria Via Mobilidade e a Prefeitura de Itapevi, orientada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), custando aos cofres públicos algo em torno de R$ 26,4 milhões.
Para dar lugar ao processo de modernização de toda a linha férrea, inicialmente operada pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e atualmente pela Via Mobilidade, a estação de Ambuitá foi demolida em 2010 com a promessa de pronta reconstrução de suas novas instalações. Depois de muito postergar, as obras tiveram início oficial em abril de 2024 e encerradas oficialmente na última semana.
O novo acesso aos trens está localizado no mesmo endereço da antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, e inicia a operação assistida com a expectativa de atender, em média, 2,1 mil passageiros diariamente, totalizando cerca de 65 mil usuários por mês. O serviço beneficiará, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá.
Durante um período de 30 dias, essa “operação assistida”, a estação funcionará das 4 horas até à meia noite, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens e sem cobrança de tarifa. Os passageiros que embarcarem em Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita não pagarão passagem. No entanto, a tarifa será cobrada para deslocamentos a partir da Estação Itapevi com destino a Júlio Prestes, na Capital paulista.

ESTRUTURA E HISTÓRIA

A nova Estação Ambuitá conta com infraestrutura composta por duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura; prédio de acesso com saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis; área administrativa localizada no piso superior; paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas; acessibilidade incluindo elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados; e sistemas de sinalização e energia.
Segundo a Prefeitura, a antiga Estação Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana com o nome de “Parada Iracema”. Em 1985, recebeu novas instalações sob a gestão da antiga Fepasa. Em 2010, já sob administração da CPTM, foi desativada e demolida.