Projeto ‘Memórias de Carvalho’ resgata cantigas populares na Fábrica de Cultura de Osasco
Desde que deixaram a cidade natal de Cururupu, no Maranhão, as irmãs Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho sustentam, há mais de 30 anos, o compromisso de preservar as memórias que guardam da infância e que, recontadas, são capazes de manter vivos os saberes tradicionais que atravessam gerações, e também os limites territoriais do país. Em São Paulo, entre tantas andanças culturais, a dupla se encontra no projeto ‘Memórias de Carvalho’, iniciativa que convida o público a revisitar as histórias que foram contadas a elas ainda crianças: um verdadeiro baú cultural onde se encontram cantigas e brincadeiras populares, passadas adiante por cantadores e mestres da cultura popular brasileira, mas também pelos pais, tios e avós das meninas maranhenses.
Ana Maria e Bel emprestam a voz para conduzir a linha-narrativa do espetáculo ancestral, que se promete dançante e brincante. Os sons e narrativas, garante a dupla, remontam um Brasil do interior, negro e popular. A cada apresentação, elas são acompanhadas por quatro musicistas e dois brincantes, que cuidam de convidar o público a interagir com as canções e as brincadeiras.
O projeto Memórias de Carvalho é uma produção compartilhada pela PiÔ – produção e projetos e a Igarapé Cultura e Arte. Seão quatro apresentações gratuitas no Estado de São Paulo, entre os meses de abril e maio.
A abertura do espetáculo acontece em Osasco nesta sexta-feira, 11 de abril, no palco da Fábrica da Cultura, que fica na rua Santa Rita, s/nº, Rochdale. O show começa às 14 horas e a roda de conversa às 15 horas, tudo com entrada gratuita.
As outras apresentações acontecem em São Paulo, Capital, no dia 13 de abril; em Campinas, no dia 17 de abril; e em São José dos Campos no dia 4 de maio.
Memórias de Carvalho está sendo viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 20/2024, de Projetos Culturais para Pessoas 60+ na Indústria Criativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura (governo federal). Ana Maria e Bel Carvalho sobem ao palco acompanhadas de Edu Guimarães (sanfona), Helô Ferreira (violão), Ariel Coelho (percussão), Tahyná Oliveira (flauta); e das brincantes Aline Fernandes e Júlia Coelho.
