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Obras na rodovia Castello Branco provocam interdição da alça de acesso a Barueri no km 26B

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Foto: Cauber Drone/Secom/PMB

Para ampliar viaduto Ottone Rusalem, CCR ViaOeste interdita acesso a Barueri pela Castello Branco no km 26B

Às vésperas do feriadão prolongado que envolve a Sexta-Feira da Paixão, a Páscoa e o Dia de Tiradentes (entre 18 e 21 de abril), a CCR ViaOeste, concessionária responsável pelas obras de extensão das marginais da rodovia Castello Branco (SP-280) entre os quilômetros (km) 23 e 27 determinou, desde a quinta-feira, 16/4, que será necessária uma intervenção das mais complexas em todo esse processo: desde essa data, portanto, será necessária a intervenção de longa duração no viaduto Ottone Rusalem, localizado na saída do km 26 da rodovia sentido Oeste (Interior), em Barueri.
A intervenção é realizada especificamente no trecho que conecta o viário municipal Rotary praça das Bandeiras, no trevo de Barueri. O viaduto passa justamente por sobre a rodovia na interligação dessas duas praças e, para que ele seja ampliado, a concessionária avalia ser necessária a interdição total da alça de acesso 26B da pista expressa rodovia e também a interdição total do viaduto no sentido Sul (Centro de Barueri). Durante o período das obras, o lado Norte do viaduto (sentido estrada dos Romeiros) permanecerá em operação e será readequado para operar com três faixas de rolamento, funcionando em mão dupla, por meio de um sistema de faixa reversível, que será ajustado conforme a demanda e os horários de pico.
 
DESVIOS E ALTERNATIVAS

Com a interdição da alça de acesso no Km 26B da pista expressa Oeste (sentido Interior) da Castello Branco, a CCR ViaOeste aponta alternativas para os motoristas que desejam acessar o trevo de Barueri com duas opções viárias: uma delas seria o acesso antecipado pela alça do km 26A, localizado antes da alça que será interditada, como rota alternativa ao trevo; a outra caberia ao motorista seguir seis quilômetros adiante e fazer o retorno no km 32, voltando a acessar a alça do km 26, agora no sentido da Capital.
De acordo com a concessionária, toda a sinalização necessária será implantada no local, com apoio das equipes operacionais que administra o trecho, além de orientação por meio de painéis eletrônicos de mensagens variáveis e canais oficiais de comunicação sobre as obras da CCR ViaOeste.
A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Barueri (Semurb) também está envolvida em toda a operação, a fim de garantir a mobilidade dentro do próprio município. De acordo com José Luiz Pinheiro Oliveira, secretário da pasta, “as melhorias da duplicação das vias marginais da rodovia Castello Branco irão impactar positivamente toda a região. Teremos novos acessos, melhorias na geometria da rotatória Rotary Club, retirando o cruzamento que existe atualmente, entre outras coisas. Sabemos que, no período de obras, temos transtornos devido aos desvios e interdições, e nossos agentes de trânsito estão monitorando todo o trecho de obras dentro do viário municipal para garantir maior fluidez e segurança a todos. Como a interdição ocorrerá por um longo período, é importante que aqueles que puderem evitar a região utilizem as avenidas Marco e Cachoeira, a rua Werner Goldberg, entre outras ruas da região, como rotas alternativas, bem como a utilização dos aplicativos de GPS”, orienta. 
Atualmente, depois de vencer licitação pública no ano passado, a concessionária responsável pela Castello Branco é a EcoRodovias; porém as obras continuam sob responsabilidade da CCR ViaOeste que, em material distribuído à imprensa citou apenas tratar-se de “intervenção de longa duração”, sem precisar até quando a obra ocorrerá. Especula-se, por outros veículos de imprensa que divulgaram a mesma notícia pela internet, que a intervenção no local permanecerá até o final deste ano de 2025.

À esquerda da foto, observa-se claramente a alça de acesso à rotatória do Rotary (interditada) e, ao fundo, o viaduto sobre a rodovia, que será ampliado – Foto: Cauber Drone/Secom/PMB