Início Cultura Documentário poético de Romildo de Souza destaca carnaval e Samba de Bumbo...

Documentário poético de Romildo de Souza destaca carnaval e Samba de Bumbo de Santana de Parnaíba

114
0
O filme foi produzido durante o carnaval de 2025 e combina elementos de documentário e vídeo-poesia - Foto: Divulgação

Intitulado “Gente do Samba Rural Paulista”, um curta-metragem dirigido pelo poeta e arte-educador Romildo de Souza pretende se tornar um retrato visual e sonoro do carnaval de Santana de Parnaíba, valorizando ao mesmo tempo o Samba de Bumbo, patrimônio imaterial reconhecido pelo Condephaat e pelo Iphan. Esse documentário poético dá ainda destaque para o emblemático Bloco Grito da Noite, suas máscaras misteriosas e as figuras dos tradicionais cabeções.
O filme, produzido durante o carnaval de 2025, combina elementos de documentário e vídeo-poesia, prometendo conectar o espectador à essência da festa. Romildo de Souza Silva é artista multilinguagem e em suas experimentações audiovisuais explora as raízes culturais do Brasil, dando voz a personagens e histórias que compõem o rico mosaico da identidade nacional, como neste filme. Com produção executiva de Cintia Sales Pereira e apoio da Secretaria de Cultura de Santana de Parnaíba e do governo federal, através da Lei de Fomento Paulo Gustavo , o projeto conta com acessibilidade em Libras e legendas.
A estreia aberta ao público acontece neste sábado, 26 de abril, a partir das 14 horas, no FestCinePopular — um dia de programação especial com o cineclube do Coletivo Samba do Pé Vermêio, regado a obras que dialogam com essa estreia. O Coletivo Pé Vermêio é formado por artistas e produtores culturais dedicados à pesquisa, preservação e divulgação das manifestações culturais populares brasileiras, especialmente aquelas ligadas às tradições rurais e interioranas. E traz a primeira edição do FestCinePopular, uma iniciativa que busca promover e difundir produções audiovisuais que dialoguem com as manifestações culturais populares, fortalecendo a identidade e a memória coletiva.
A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos e o local de toda a programação é o Centro de Memória e Integração Cultural Bertha de Moraes Nérici (Cemic), que fia no Largo da Matriz, 19, Centro Histórico de Santana de Parnaíba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 9 9838-6913.