
Em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prefeito de Osasco anuncia energia limpa nos prédios públicos
Assim como estava previsto, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura de Osasco promoveu na terça-feira da semana passada, dia 15/4, o Fórum ODS 2025, reunindo especialistas e representantes dos setores público, privado e do terceiro setor a fim apresentarem ações que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, em concordância com as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos foram estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030.
O Fórum foi realizado nas dependências do Teatro Municipal Glória Giglio, na Vila Yara e serviu também para que a cidade desse início ao novo ciclo do Programa de Certificações Nacionais ODS. A programação contou com palestras de especialistas que abordaram iniciativas desenvolvidas no Brasil e no mundo em prol da sustentabilidade, educação, preservação meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas, além de promover a troca de experiências entre os participantes.
Presente à abertura do Fórum, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos) destacou que todos os projetos voltados à cidade devem considerar o pilar da sustentabilidade e que a meta é fazer com que as futuras entregas de equipamentos públicos sejam totalmente autossustentáveis. O prefeito também anunciou que toda a Prefeitura passará a utilizar energia limpa: “Seremos a primeira cidade da Grande São Paulo em que os prédios públicos serão abastecidos por energia limpa. Já iniciamos essa negociação com a criação de uma Agência de Inovação, que ficará responsável por contratar esse serviço. O processo está em andamento e, nos próximos meses, 100% da Prefeitura utilizará energia limpa. Isso demonstra nosso compromisso com o futuro e reforça a prioridade do nosso governo. Temos o eixo verde, que integra as políticas de combate à fome, o programa Cartão Nosso Futuro, e o Fórum nos permite compartilhar essas experiências e aprender com outras cidades”, afirmou.
O secretário de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, enfatizou que o cuidado com o meio ambiente começa no âmbito individual e evolui para uma ação coletiva. “Para termos um mundo mais próspero, com justiça social e climática, é preciso começar individualmente, dentro de nossas casas. No dia a dia, ao fazermos o descarte correto dos resíduos ou outras ações, já estamos contribuindo com o meio ambiente”, declarou.
Além do prefeito Gerson Pessoa e do secretário Eder Máximo, a organização do Fórum listou outras autoridades e personalidades presentes ao evento, como o secretário de Governo, Luciano Camandoni; o cônsul honorário do Senegal em São Paulo, Babacar Bâ; a representante do governo do Estado, Gleuda Apolinário; a vice-presidente do Instituto ODS, Carolina Ferreira; e a coordenadora da Certificação da ODS, Priscila Brustin; além de outros secretários municipais e vereadores.