
Desde a sexta-feira da semana passada, 25 de abril, a Biblioteca Municipal Professora Odete Ribeiro Chalupe, em Itapevi, está apresentando uma nova exposição fotográfica que convida o público a mergulhar no cotidiano e nas tradições do povo Guarani do território situado no extremo Sul da cidade de São Paulo e Litoral Sul.
As imagens são da artista Jéssica Angelin (Jera Rete), revelando a beleza, a espiritualidade e a resistência de uma das etnias indígenas mais presentes no território paulista. As fotografias foram registradas dentro do território com cerca de 15.969 hectares, abrangendo parte dos municípios de São Paulo, Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Atualmente, cerca de 1,5 mil Guarani vivem na região, organizados em mais de 16 tekoa – termo guarani para o que os não indígenas chamam de “aldeias”.
A Biblioteca de Itapevi está localizada na avenida Luís Manfrinato, 194, Centro, e mantém a mostra aberta até o dia 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita.