Início Cidades Defesa Civil encerra Plano Verão em Barueri sem registro de vítimas, desabrigados...

Defesa Civil encerra Plano Verão em Barueri sem registro de vítimas, desabrigados ou desalojados

196
0
A reunião com apresentação dos dados ocorreu na semana passada, com membros do Conspdec - Foto: Beatriz Lucato/Secom/PMB

Numa reunião realizada na terça-feira da semana passada, dia 23 de abril, na Praça das Artes, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri encerrou oficialmente o Plano Preventivo de Chuvas de Verão (PPCV) apresentando dados de toda a ação que se iniciou em 1º de novembro de 2024 e se estendeu até 15 de abril de 2025. A Coordenadoria é vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) e o encontro contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Conspdec).
A principal constatação do trabalho realizado na cidade é que, durante todo esse período, não houve o registro de vítimas, desabrigados ou desalojados pelas condições climáticas em Barueri, apesar de ter enfrentado um “período crítico de chuvas”, segundo avaliação do coordenador geral da Defesa Civil, Roberto Lago. “Barueri passou por esse período sem nenhuma vítima, desabrigado ou desalojado”, destacou. 
Durante a reunião, foram relembradas ações marcantes da Defesa Civil ao longo do plano, como a atuação no acidente envolvendo o desabamento do teto do supermercado Barbosa, ocorrido em 30 de dezembro. O episódio aconteceu poucos dias após a realização do simulado anual de desastres no Parque Imperial. “Discutimos os aprendizados de 2024 e fizemos projeções para as ações deste ano”, completou Lago. 

OBJETIVOS
 
Instituído pelo Decreto nº 9.589, de 20 de junho de 2022, o Conspdec reúne representantes de todas as secretarias municipais e tem como objetivo articular respostas rápidas e eficientes em situações de emergência, sejam elas de origem natural ou tecnológica. 
O Plano Preventivo de Chuvas de Verão segue o Decreto nº 9.672, de 21 de outubro de 2022, que determina sua vigência anual entre 1º de novembro e 31 de março, com possibilidade de prorrogação, o que ocorreu neste ano, chegando até 15 de abril. A proposta é intensificar ações de prevenção, atendimento emergencial e assistência social, promovendo segurança e proteção aos munícipes em situações adversas provocadas pelas chuvas. A execução do plano se apoia em três pilares fundamentais: monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observação de campo.
A próxima reunião do Conspdec está prevista para o mês de junho, com data e local a serem definidos.