Ministério da Saúde libera recursos para reforçar atendimento a crianças com vírus respiratórios e promove Dia D de vacinação contra a gripe
Como forma de intensificar as ações de prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira, dia 6, a criação de um incentivo anual de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças no Sistema Único de Saúde (SUS), público que tem registrado aumento nas hospitalizações. A portaria sobre o repasse foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Estados, municípios e o Distrito Federal poderão acessar o recurso mediante a declaração de emergência em saúde pública em razão do aumento de casos de SRAG. O repasse, feito pelo Ministério da Saúde, será realizado na modalidade fundo a fundo.
O cenário atual de casos de SRAG é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza e em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025 foram notificados 45.228 casos de SRAG, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus; 20,7% por Covid-19; 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B.
Como parte da resposta, o Ministério da Saúde promoverá nesta sábado, 10 de maio, o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Segundo dados do Ministério da Saúde, em março o setor iniciou a distribuição das vacinas contra a gripe para todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Para 2025, foram adquiridas 73,6 milhões de doses. Desse total, 67,6 milhões serão utilizadas no primeiro semestre nessas quatro regiões, e 5,9 milhões estão reservadas para o segundo semestre, destinados à região Norte, considerando a sazonalidade da região.
NO ESTADO DE SP
No Estado de São Paulo, a organização do Dia D de vacinação contra a gripe, neste sábado, 10/5, está a cargo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). A ação ocorre nos 645 municípios paulistas, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.
A campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos — públicos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus. Os gestores municipais possuem autonomia para realização de estratégias próprias para vacinar o público-alvo.
Apesar de a vacina já estar incluída no Calendário de Vacinação, a realização do ‘Dia D’ de imunização contra a influenza acontece antes do período de maior circulação do vírus. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença. Até o momento, segundo o governo paulista, a cobertura entre os grupos prioritários no Estado é de 16,1%.
A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa; daí a importância de se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças.
Este ano, a SES já enviou aos 645 municípios 11,6 milhões de doses do imunizante. No Estado de São Paulo, a vacinação dos grupos prioritários teve início em 28 de março.
NAS CIDADES DA REGIÃO
Das sete cidades que compõem o eixo Oeste da Grande São Paulo por onde circula este jornal Página Zero, até o fechamento desta edição pelo menos quatro cidades haviam divulgado estratégias sobre a participação no Dia D deste sábado, dia 10.
Em OSASCO, a Secretaria de Saúde local está oferecendo a opção de vacinação no sistema drive-thru ou no atendimento presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No estacionamento da Prefeitura (com entrada pela rua Narciso Sturlini, s/nº – Vila Campesina), ocorrerá o Drive-Thru da Vacinação, no período das 10 às 16 horas, e para participar é obrigatório agendar previamente na Central 156. No dia da vacinação, é necessário apresentar um documento com foto do paciente a ser vacinado.
Já todas as UBSs da cidade estarão abertas das 9 às 16 horas para atender aqueles que preferirem comparecer a uma unidade próxima à residência. Para a vacinação, basta apresentar um documento com foto, comprovante de endereço e, se disponível, a carteirinha de vacinação.
Em CARAPICUÍBA, o Dia D, também promovido pela Secretaria de Saúde, acontecerá em quatro unidades da cidade, no período das 8 às 16 horas, para os grupos prioritários. Para se vacinar, a pessoa deve levar RG, CPF e Cartão do SUS.
As quatro unidades são as seguintes: UBS Dr. Eurico Souto Cabral (Av. Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia – Parque Gabriel Chucre); UBS Raimundo Guedes (Rua Áquila, 24 – Jd. Novo Horizonte); UBS Dom Ercílio Turco (Estr. Egilio Vitorello, 1850 – Jd. Maria Beatriz) e USF Vereador Marino Lima (Rua Dumont, 26 – Ariston).
Em BARUERI, o Dia D voltado aos públicos prioritários terá atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, no período das 8 às 17 horas deste sábado, 10/5.
Toda a ação será coordenada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura local que, além das UBS, também instalará dois postos volantes, na Emeief Engenheiro Yojiro Takaoka (Avenida Queimada, 505 – Aldeia da Serra) e Fieb Alphaville (Avenida Andrômeda, 500 – Alphaville).
Em ITAPEVI, o Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado acontece em quatro pontos determinados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura local. No período das 8 às 15 horas, os grupos prioritários poderão se dirigir ao Parque da Cidade, Terminal de Ônibus, no Centro, Parque Suburbano (em frente à Escola do Futuro) e praça Paulo França, em frente à estação de trem de Amador Bueno.
Além desses postos de atendimentos para pedestres, também haverá o Drive-Thru da Vacina instalado no Parque da Cidade, para quem for de carro sem precisar sair do automóvel.
Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer com um documento que tenha foto e o CPF (RG ou CNH). Também é preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.
