Palmeiras vai encarar Choque-Rei sob ‘pressão’ do vice-líder Bragantino
Por Marcelino Lima
A atenção dos torcedores ao longo da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A deverá ficar mais concentrada em dois atos: o primeiro transcorrerá a partir das 18h30 deste sábado, 10 de maio, em Porto Alegre (RS), cidade na qual o Bragantino visitará o Grêmio. Depois, as atenções serão voltadas para a Arena Barueri, no domingo, 11, a partir das 17h30, onde ocorrerá o Choque-Rei Palmeiras x São Paulo.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, ao rolar a bola na Arena do Imortal o Massa Bruta passará a defender ao menos o 2º lugar do Brasileirão 2025, posto assumido após derrotar o Mirassol (1×0); o escore só não o tornou líder ao lado do alviverde porque o Verdão ostenta na tábua de classificação 1 gol a mais de saldo (5×4). Os esmeraldinos somam os mesmos 16 pontos depois do resultado favorável arrancado diante do Vasco, em Brasília (DF), também pela contagem mínima (ver quadros).
Ainda no sábado, 10, a partir das 21 horas, o Flamengo medirá forças contra o Bahia. Palmeirenses e bragantinos também deverão acompanhar sem piscarem esee confronto porque, embora tenha visto se esboroar a invencibilidade nesta temporada ao perder por 2×1 para o Cruzeiro (MG), o rubro-negro carioca segue brigando pelo topo e ostenta o 3º lugar, com 14 pontos. O Esquadrão de Aço, 6º, com 12, entretanto, chegará confiante à capital carioca por ter batido o Botafogo (1×0) e, assim, motivado pelo feito de ter superado o atual campeão, deverá exigir redobrado fôlego do adversário sabendo que ele estará em busca da recuperação para ao menos manter estreito contato com os dois oponentes que antecedem a equipe da Gávea.
O Corinthians, por sua vez, protagonizou uma épica virada no sábado, 3 de maio: em seus domínios, os 4×2 impostos ao Internacional (RS) o conduziram à 8ª casa, com 10 pontos. Seu próximo adversário, o Mirassol, amargou derrota em Bragança Paulista e receberá o Timão em 16º (7 pontos), já flertando com a zona de queda para a A2. O duelo na toca do Leão Caipira contra os mosqueteiros deverá começar às 18h30 deste sábado, 10.
ÚNICO INVICTO
O escorregão flamenguista em Belo Horizonte deixou o São Paulo na condição de único dos clubes da Série A que ainda não sofreu derrota neste certame. O Mais Querido, entretanto, está sendo tratado jocosamente como o “Rei do empate” após terminar a contenda diante do Fortaleza (CE) com o placar inalterado. Dessa forma, acumula o sexto empate na temporada e com tal campanha contabiliza 9 pontos na 11ª colocação, condição que tentará melhorar ao esgrimir com o Palmeiras.
Situação pior e das mais delicadas, entretanto, assusta o fã dos alvinegros praianos: o Santos perdeu para o Grêmio (0x1) e ao término da 7ª rodada seguiu na zona de rebaixamento, em 19º, com 4 pontos, à frente apenas do “lanterna” Sport (PE), que tem 2. Na segunda-feira, 12, a partir das 20 horas, o “Peixe” receberá o Ceará.


