Na sessão da Câmara Municipal de Jandira de terça-feira da semana passada, dia 29 de abril, o vereador Lucimar Henrique, o Tikinho (Agir), viu seu Requerimento nº 219/25 ser aprovado pelos demais vereadores, ao pedir – pelo documento – que a Prefeitura promova estudos de viabilidade para instituir o “Programa Guardiã do Idoso” no município, voltado à proteção, acompanhamento e atendimento humanizado às pessoas idosas vítimas ou em situação de risco de negligência e/ou violência – seja ela física, psicológica, patrimonial e institucional.
Tikinho lembrou que, com o crescimento da população idosa em todo o país, também aumentaram os casos de violação de direitos, em especial dentro do próprio ambiente familiar. “Inspirado nos princípios da Lei Maria da Penha, que estabeleceu uma política nacional de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, este Requerimento propõe a criação da figura da Guardiã do Idoso, com o objetivo de garantir à pessoa idosa proteção, acolhimento e o pleno exercício de seus direitos, conforme o Estatuto do Idoso”, concluiu.
No documento, o parlamentar propõe ainda a atuação de uma equipe multidisciplinar no programa, composta por assistente social, psicólogo e Guarda Civil Municipal. Além de identificar situações de vulnerabilidade e realizar o devido encaminhamento, a equipe também poderá disponibilizar o acompanhamento emocional e psicológico das vítimas e garantir segurança em situações de risco.
Após a aprovação do Legislativo Municipal, a matéria seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSD), para avaliação.