Bragantino x Palmeiras é a ‘cereja do bolo’ recheado por clássicos na nona rodada do Brasileirão 2025
Por Marcelino Lima
A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A testará a eficiência dos apostadores com um cardápio que porá à mesa alguns dos clássicos dos mais tradicionais e um confronto paulista que poderá alterar o topo da tábua de classificação. As atrações estão programadas para começar às 21 horas deste sábado, 17 de maio, quando ocorrerá no Morumbi o choque de tricolores São Paulo x Grêmio (RS). Corinthians e Santos ficarão frente a frente no domingo, 18, a partir das 16 horas, mesmo horário programado para o duelo que mexe com todos os santos e orixás da Boa Terra, Bahia x Vitória. A partir das 18h30, o Maracanã será a passarela para Flamengo x Botafogo, e, simultaneamente, em Bragança Paulista, a bola começará a rolar para Bragantino x Palmeiras. Por fim, Cruzeiro x Atlético Mineiro fecharão a tabela, a partir das 20h30, mais uma vez dividindo Belo Horizonte (ver quadros).
Ao se desdobrar deste recheado pacote as partidas que envolverão os clubes paulistas, Bragantino x Palmeiras ganha ainda mais destaque, pois oporá o 3º colocado (17 pontos ganhos), contra o líder, isolado à proa com 19. Após escapar do rebaixamento na última rodada em 2024 e nesta edição já sem perder há seis jogos, o “Massa Bruta” vem de empate (1×1) arrancado logo após o Grêmio inaugurar o marcador em Porto Alegre (RS), no sábado, 10. Já o Verdão atuou no domingo, 11, e com gol solitário de Vitor Roque nos derradeiros segundos derrubou na Arena Barueri o último invicto da temporada, o São Paulo. Com o revés no Choque-Rei, o Mais Querido passou a ser o primeiro onze fora da zona de rebaixamento: aparece em 16º, fechando o bloco dos adversários que contam com 9 e no qual consta inclusive seu próximo adversário: o Imortal gaúcho, 13° aplicados os itens de desempate.
O Corinthians receberá o “Peixe” após perder de virada em Mirassol, por 2×1. Os fiéis alvinegros ficaram na bronca com o time e não pouparam sequer o astro Memphis Depay: o holandês desperdiçou um pênalti ao arriscar uma “cavadinha” quando o duelo ainda estava com o placar em branco. O tropeço significou a quarta derrota no campeonato e deixou o Timão com 10 pontos, em 10º. O Leão Caipira, que pela primeira vez saiu vencedor em 15 confrontos contra o clube do Parque São Jorge desde 2008, também ostenta 10, contudo subiu quatro degraus e figura em 12º. O 13º é justamente o Internacional, que enfrentará no estádio Gigante da Beira Rio a partir das 20h30 do domingo, 18. O Colorado, por sua vez, receberá o “caçula” da Série A abatido pelos 4×0 sofridos ao visitar o Botafogo, atual campeão e hoje em 9º, com 11.
ESPADA CEGA
O Santos esgrimiu na Arena Palestra com o Ceará na segunda-feira, 12, no apagar das luzes da 8ª rodada e mais uma vez irritou o fã praiano: sem vencer há 5 rodadas, apenas empatou por 0x0, desempenho que manteve o “Peixe” na zona de rebaixamento do torneio, com apenas 5 pontos, em 19º, campanha apenas melhor que a do Sport. O Leão da Ilha do Retiro, goleado por 4×0 em Recife ao encarar o Cruzeiro, é o “lanterna” (20º), com 2 pontos e ainda sem vitórias.


