Início Política Regional Cioeste abre espaço para representantes do Legislativo e conhece detalhes do Smart...

Cioeste abre espaço para representantes do Legislativo e conhece detalhes do Smart Sampa

127
0
O colegiado criou uma Câmara Técnica dirigida aos presidentes dos Legislativos - Foto: Divulgação/Cioeste

Na quarta-feira da semana passada, dia 14/5, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) promoveu um encontro com o propósito de estreitar a relação entre a entidade e os poderes legislativos das cidades associadas. A reunião foi conduzida pelo presidente do consórcio, Guto Issa (PSD), prefeito de São Roque, ao lado do secretário executivo, Jorge Lapas.
Durante o encontro, foi proposta e aprovada a criação de uma Câmara Temática de Presidentes das Câmaras Municipais, que terá reuniões mensais, com a primeira já agendada para o dia 27 de junho, às 14 horas. Também ficou acordada a realização de um encontro anual reunindo vereadores das 14 cidades que compõem o Cioeste. O órgão originalmente é composto por prefeitos das cidades da região e, com isso, abre também espaço para os vereadores participarem de suas discussões.
Guto Issa ressaltou a importância da união entre prefeitos e vereadores: “Estamos tratando com os prefeitos e agora queremos tratar também com vocês. Essa integração fortalece as câmaras e garante mais avanços para a região”, destacou.
Participaram da reunião os presidentes das câmaras de Osasco (Carmônio Bastos), São Roque (Júlio Mariano), Cotia (Professor Osmar), Santana de Parnaíba (Hugo Silva), Araçariguama (Paulo Volcov), Itapevi (Professor Rafael), Carapicuíba (Ronaldo Souza), Barueri (Wilson Zuffa) e Jandira (Sílvio Cabeleireiro).
 
SMART SAMPA
 
Dois dias depois, na manhã de sexta-feira, 16, os prefeitos das cidades que integram o Cioeste foram recebidos na sede do Smart Sampa, na Capital paulista, para uma visita técnica e institucional.
A recepção foi feita pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que também integra o Consórcio e o encontro teve como objetivo apresentar aos gestores municipais o funcionamento do Smart Sampa — considerado o maior programa de monitoramento e inteligência em segurança pública da história da cidade de São Paulo.
A visita marca o início de um diálogo prático sobre como a tecnologia desenvolvida pela Capital pode ser compartilhada e implementada em outros municípios da região; por isso, os prefeitos também discutiram a possibilidade de integrar as câmeras e bases de dados entre os municípios, criando uma rede regional de monitoramento mais eficiente e conectada.

O prefeito da Capital, Ricardo Nunes (ao centro), conduziu a visita ao Smart Sampa – Foto: Ana Paula Andrade