Palmeiras recebe Flamengo com ‘gordura para queimar’ e ainda se manter líder do Brasileirão
Por Marcelino Lima
Após somar a sétima vitória em 9 possíveis ao ganhar de virada do Bragantino, fora de casa, por 2×1, o Palmeiras se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro da Série A, agora com uma leve “gordura” sobre o 2º colocado, posto ocupado pelo Flamengo (RJ), justamente o próximo adversário do Verdão no torneio. O clássico, válido pela 10ª rodada do Brasileirão 2025, está marcado para a Arena Palestra, previsto para começar às 16 horas deste domingo, 25 de maio. Quando o debate é sobre qual dos dois seria a melhor equipe da modalidade do país, ambos são apontados como antagonistas em uma acirrada, porém equilibrada batalha; tanto é verdade que em 2024 os times escalados empataram os dois duelos pelo nacional: 0x0, no estádio esmeraldino, em abril, e 1×1, no Maracanã, em agosto. Já nesta nova contenda, mesmo que o rubro-negro derrote o anfitrião, os 3 pontos não bastarão para desalojar o adversário do topo, uma vez que o time treinado por Abel Ferreira soma 22 pontos, contra 18 do galeão comandado por Filipe Luís (ver quadros).
O Bragantino, apesar do revés amargado em pleno estádio Cícero de Souza Marques, ainda navega em águas mansas: aparece empatado com o Cruzeiro (MG), ambos com 17, embora em 4º, um posto abaixo na tábua de classificação porque a Raposa contabiliza melhor saldo de gols (6×3). De novo em seu território, o Bragantino receberá a partir das 20 horas da segunda-feira, 26 de maio, o Juventude (RS), adversário que em 18º está no pelotão de rebaixamento e se esforça para não soçobrar.
O alviverde jaconero soma 8 pontos ganhos, três a mais do que o clube que o sucede na zona vermelha agarrado às boias: o Santos. Vencedor da Série B em 2024, com seus 5 pontos ganhos nesta temporada de regresso à elite, o Peixe perdeu por 1×0 para o Corinthians no domingo, 18, e não conseguiu sair do 19º lugar – a penúltima colocação, o que aumentou a apreensão entre os torcedores praianos já temerosos de um eventual regresso à Segunda Divisão. Sem saber se Neymar retorna ou não, o alvinegro litorâneo tentará ao menos remendar o casco da nau visitando o Vitória (BA), outra equipe que invoca os orixás para não morrer na praia ao término do torneio.
Com as bênçãos de Ogum, entidade correspondente a São Jorge em religiões de matrizes africanas, o mosqueteiro avançou duas casas na tabela ao bater o Santos e, ao término da 9ª rodada, figura em 8º, com 13. Curiosamente o próximo compromisso dos comandados de Dorival Júnior será encarar o 9º, que também soma 13, mas apresenta uma vitória a menos (4×3). É com essa pequena vantagem que o Timão deverá estar em Belo Horizonte a partir das 21 horas deste sábado, 24 de maio, para esgrimir contra o Atlético Mineiro.
Após perder a invencibilidade no Choque-Rei recentemente disputado em Barueri, o São Paulo recuperou-se no Morumbi ao superar o Grêmio (RS), igualmente de virada e por 2×1. O embate entre tricolores ficou marcado por polêmica gerada pela marcação de uma penalidade que resultou no segundo gol dos paulistas. Agora em 11°, com 12, o Clube da Fé abrirá a 10ª rodada recebendo o Mirassol. O Leão Caipira, por sua vez, vem de empate fora de casa contra outro gaúcho, o Internacional (1×1), que o deixou em 12º, com 11, um degrau abaixo dos são-paulinos.


