Início Política Regional Vereadores jandirenses apresentam demandas relacionadas à Saúde pública

Vereadores jandirenses apresentam demandas relacionadas à Saúde pública

131
0
Betera: redução de filas - Foto: Divulgação/CMJ

Durante a sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira realizada na terça-feira, 20/5, ao menos três vereadores apresentaram projetos ou propostas que visam realçar o atendimento do setor da Saúde pública à população local.
Inicialmente, o vereador Fábio Camilo dos Santos, o Fábio Betera (PT), apresentou o Requerimento nº 277/25 pelo qual solicita à Prefeitura a realização de um novo mutirão de especialidades no município. Para o parlamentar, a ação deve zerar ou ao menos reduzir as filas de espera para consultas com médicos especialistas no Centro de Especialidades e Diagnósticos. “Algumas pessoas amanhecem na fila para tentar um encaixe”, comentou na tribuna.
Na ocasião, Fábio Betera também apresentou o Requerimento nº 276/25 pedindo a aquisição e doação de óculos de grau aos munícipes carentes, mediante processo licitatório.  

AVALIAÇÃO NA REDE
 
Seguindo a mesma linha, o vereador Marcelo Marques de Souz, o Marcelinho (PSD), viu aprovado seu Requerimento nº 281/25, por onde solicita à Prefeitura a aplicação da Lei Municipal nº 1.067, de 20 de maio de 1997, que determina a obrigatoriedade da realização anual de avaliação oftalmológica, auditiva e odontológica nos alunos da rede municipal de ensino.
Segundo Marcelinho, a referida lei busca assegurar que os alunos tenham acesso a cuidados essenciais para a preservação de sua saúde e de seu desenvolvimento escolar.

PRIORIDADE PARA DIABETES

Por fim, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 33/25 elaborado pelo vereador Anderson Teixeira de Oliveira, o Anderson Apolo (Avante). Pelo documento, ele visa determinar o atendimento prioritário aos pacientes portadores de diabetes na rede municipal de saúde.
“Se nós atendermos bem e atendermos com mais rapidez, o paciente com diabetes vai correr menos riscos, logo vai trazer menos demandas para o Estado. Então, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, também haverá mais economia [aos cofres públicos]”, ponderou o parlamentar em plenário.
Todos os documentos, uma vez aprovados no Legislativo, seguem agora para avaliação do Poder Executivo municipal.

Marcelinho: avaliação anual – Foto: Divulgação/CMJ
Apolo: prioridade e economia – Foto: Divulgação/CMJ