Início Brasil Governo de São Paulo lança site para orientar motoristas sobre cobrança de...

Governo de São Paulo lança site para orientar motoristas sobre cobrança de pedágio eletrônico

406
0
A substituição das praças físicas pelos pórticos está ocorrendo de forma gradual nos trechos estaduais concessionados - Foto: Governo do Estado de São Paulo

A fim de auxiliar motoristas com o pagamento de pedágios na nova modalidade eletrônica, através de pórticos inteligentes e não mais em cabines fixas, o governo de São Paulo lançou o sistema Siga Fácil.
O modelo de cobrança das tarifas substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligentes, que identificam automaticamente os veículos por meio de placas ou tags eletrônicas. Os dois primeiros pórticos estão localizados na SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), entre Itápolis e Jaboticabal, sob responsabilidade da concessionária Ecovias Noroeste Paulista; e na SPI 097/055 (Rodovia dos Tamoios, Contorno Sul – km 13+500), em Caraguatatuba, operada pela concessionária Tamoios.
O site do sistema Siga Fácil, acessado através do site sigafacil.sp.gov.br, traz um mapa indicando onde estão localizados os pórticos dos pedágios eletrônicos e fornece os links disponibilizados pelas concessionárias para pagamento avulso dos valores, ou seja, procurando facilitar para aqueles usuários que não possuem uma tag. Os motoristas também encontram informações sobre como funcionam os pedágios eletrônicos e contatos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e empresas para dúvidas.
Para quem utiliza tags eletrônicas, há descontos fixos e progressivos de acordo com a frequência e o trecho percorrido. Para quem não possui tag, a placa do veículo é reconhecida automaticamente e o pagamento pode ser feito em até 30 dias, por meio de canais digitais das concessionárias (como apps, sites, WhatsApp, Pix ou cartão). O não pagamento no prazo configura infração de trânsito, conforme determina a resolução federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

SUBSTITUIÇÃO GRADUAL

Segundo o governo de São Paulo, a substituição das praças físicas pelos pórticos está ocorrendo de forma gradual nos trechos estaduais concessionados. Neste período de transição, as tarifas seguem os valores vigentes dos contratos. Nas concessões de rodovias realizadas a partir de 2024, como os lotes Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, o sistema já nasce com a cobrança proporcional ao trajeto percorrido, com o motorista pagando apenas pelos trechos efetivamente utilizados.
Para a instalação dos pórticos e posterior cobrança, as concessionárias são obrigadas a realizar os investimentos previstos voltados para melhorias na qualidade dos serviços, como obras, sinalização, tecnologia e segurança. Somente após a conclusão dessa etapa é que será autorizado o início da operação efetiva do sistema de pedágio eletrônico, sob supervisão da Artesp.