Início Esportes Brasileirão 2025 volta com duelos pela ponta e para fugir da foice...

Brasileirão 2025 volta com duelos pela ponta e para fugir da foice da degola

222
0
Foto: Gilvan de Souza/CR Flamengo

Líder, Flamengo encara São Paulo na volta do Brasileirão 2025

Por Marcelino Lima

A espera para quem estava ansioso acabou: depois de entrar em recesso no dia 12 de junho para a realização do Mundial de Clubes de futebol da Fifa nos Estados Unidos da América (EUA), o Campeonato Brasileiro da Série A será retomado neste sábado, 12 de julho, com uma tabela recheada de duelos que prometem elevar a altas voltagens a emoção dos torcedores. Entre as partidas previstas na bateria da 13ª rodada constam Flamengo x São Paulo, Vasco x Botafogo, Cruzeiro x Grêmio e Fortaleza x Ceará, além de combates diretos entre times que já estão atolados ou pretendem fugir da zona de rebaixamento. Santos x Palmeiras, a exemplo de Mirassol x Fluminense, foram adiados e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda decidirá as novas datas (ver quadros).
Líder do Brasileirão 2025, empatado com o Cruzeiro (MG), porém com melhor saldo de gols (20×9), e com um jogo a menos, o Flamengo somou 24 pontos ganhos antes da parada e receberá o São Paulo (14º lugar, 12 pontos). Os anfitriões tentarão fazer os rubros negros se esquecerem de vez do malogro amargado nos EUA com a desclassificação nas oitavas de final ante o Bayern (Alemanha). Do lado oposto, agora sob o comando de Hernán Crespo, o Mais Querido espera acionar seu “modo turbo” para recuperar o caminho das vitórias e a confiança dos tricolores. Em sua segunda passagem pelo Morumbi, o argentino Crespo substituirá o compatriota Luis Zubeldía.
O Fogão também estreará novo timoneiro no embate contra os cruzmaltinos programado para Brasília (DF): à beira do gramado do estádio Mané Garrincha, o Glorioso deverá apresentar Davide Ancelotti, filho do técnico da seleção canarinho Carlo Ancelotti; Renato Paiva recebeu bilhete azul após o alvinegro ser eliminado do Mundial pelo Palmeiras.
Já o Verdão, após também regressar ao país despachado pelo Chelsea (Inglaterra), concedeu férias ao elenco, por isso e apesar dos protestos dos santistas a CBF adiou o Clássico da Saudade.
O alviverde aparece em 4º, com 22 pontos, e se entrasse em campo mediria forças contra um time que ainda patina no certame nacional: 15º, com 11, o onze praiano flerta com a lâmina da degola. Para evitar regressar à Série B, o “Peixe” abriu os cofres e saiu às compras: renovou por mais seis meses com Neymar e contratou Igor Vinícius e Willian Arão.
O Corinthians iniciou com mais ênfase no mercado português das especulações, mas embora não tenha ainda feito soar a sirene no Parque São Jorge, liberou Igor Coronado (meia) e negocia Diego Palacios (lateral esquerdo). Com 16 pontos e em 10º, o Timão reestreará em sua Arena Itaquera contra o Bragantino. Na falta de novidades, ao menos ídolos como Raniele e Yuri Alberto devem reaparecer. Liberados pelo departamento médico, a dupla de mosqueteiros poderá, portanto, servir de reforço para Dorival Júnior a fim de surpreender o “Massa Bruta” (3°, 23), adversário que também mira o topo e não quer perder o contato com os líderes.
Suspensa a partida que deveria travar diante do Fluminense, o Mirassol, atual 9º, com 17 pontos, terá até a quarta-feira, 16, para recarregar sua bateria. Naquela data, o Leão Caipira visitará o Palmeiras, já pela 14ª rodada, que entre as pelejas já agendadas pela CBF terá ainda Ceará x Corinthians; Santos x Flamengo e Bragantino x São Paulo (ver quadros).

DANÇA DO DESESPERO

Na parte da tábua de classificação onde a luta é tentar escapar da zona de rebaixamento, ainda pela 13ª rodada a maior atração envolverá Juventude x Sport, os dois piores da temporada, respectivamente em 19º e em 20º, com 8 e 3 pontos ganhos. O Internacional, que nas voltas iniciais após a largada desta Série A aparecia entre os candidatos ao título, corre com o motor fumando e abre a fila dos retardatários com seus 11 pontos. O colorado gaúcho é o 17° e está empatado justamente com o Vitória, com quem faz confronto neste sábado, 12/7. O Leão soteropolitano, entretanto, vê-se beneficiado pelos critérios de desempate e ocupa a 16ª casa.

A reestreia do Corinthians (camisa branca) será diante da torcida em sua Arena Itaquera, mas sem reforços e já com uma baixa no elenco – Foto: Jhony Inacio/Meu Timão