Início Cidades Nova consulta pública permite uso da Inteligência Artificial para população dar sugestões...

Nova consulta pública permite uso da Inteligência Artificial para população dar sugestões sobre o futuro de Osasco

297
0
Os elementos da Inteligência Artificial devem compor a paisagem urbana da cidade - Foto: Divulgação

Uma nova consulta pública foi lançada na semana passada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania. Chamada de “Visão de Futuro”, a iniciativa integra as ações das Olimpíadas de Planejamento voltadas à elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) 2026/2029 e busca reunir contribuições da população para pensar coletivamente os próximos anos da cidade.
A proposta, que alia cidadania e tecnologia, convida os moradores a refletirem sobre questões fundamentais: Como você imagina Osasco no futuro? Qual é a cidade dos seus sonhos? Que transformações gostaria de ver no seu bairro?
O diferencial dessa consulta é que o participante poderá se valer dos recursos da Inteligência Artificial (IA) para dar suas sugestões. Para participar, é necessário registrar uma fotografia de um local da cidade que gostaria de transformar. Em seguida, utilizando uma ferramenta de Inteligência Artificial de sua escolha (como ChatGPT, Gemini ou outra IA de geração de imagens), o munícipe deverá criar uma versão da imagem com a transformação desejada. Por exemplo, caso queira sugerir a criação de uma ciclofaixa na região da Ponte Metálica, basta solicitar à IA a inserção desse elemento na imagem original.
 As contribuições devem ser enviadas por e-mail com os seguintes itens: foto original do local; imagem transformada com uso de IA; breve descrição da proposta; nome completo e bairro de residência.
A consulta permanecerá disponível até 20 de julho na plataforma Participa Osasco, acessível pelo link: https://participa.osasco.sp.gov.br/ConsultasPublicas.
O envio pode ser feito por e-mail ([email protected]) ou por WhatsApp do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania, no número (11) 9 9942-6874.