Início Política Regional Camila Godoi é empossada nova deputada estadual pela região

Camila Godoi é empossada nova deputada estadual pela região

1267
0
Foto: Bruna Sampaio/Alesp

Camila Godoi é empossada deputada estadual e vai representar Itapevi e região na Alesp

Desde a quarta-feira desta semana, dia 16 de julho, a região Oeste da Grande São Paulo – por onde circula este jornal Página Zero – voltou a contar com quatro deputados representando-a na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Para tanto, foi necessária uma “ginástica aritmética” promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-SP) que permitiu que a ex-vereadora itapeviense, Professora Camila Godoi (PSB), assumisse o mandato que deverá cumprir até o final de 2026.
O direito adquirido pela Professora Camila se deu após uma Ação de Investigação Judicial (Aije) promovida depois do resultado das eleições de 2022. O TRE-SP considerou que os partidos PTB e Pros cometeram “fraude” em relação à cota de gênero e, por isso, promoveu uma recontagem do quociente eleitoral que impõe a cada partido o direito a um número de cadeiras no Legislativo estadual.
Em 2024, dois anos após a eleição, o tribunal julgou candidaturas a deputado estadual dos partidos e atestou que parte das candidatas mulheres dessas legendas foram registradas apenas para cumprir a cota de gênero. Elas não realizaram atos de campanha, não receberam recursos financeiros e tiveram votações inexpressivas. Com a anulação das candidaturas desses partidos (PTB e Pros), o cálculo da redistribuição de vagas precisou ser refeito – não se trata de uma recontagem de votos, mas sim um novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário, que levam em conta o total de candidatos.
No final das contas, a federação composta por PT, PCdB e PV, que havia eleito 19 deputados, teve o mandato de Simão Pedro Chiovetti (PT) retirado dessa conta, reduzindo aquela bancada para 18 deputados. Ele havia sido eleito com 59.785 votos. Em seu lugar, o PSB acabou ganhando uma nova cadeira (a quarta dentro da Alesp) e ela foi dirigida à primeira suplente Camila Godoi, que em 2022 obteve 48.986 votos.
A maior bancada dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo continua sendo do PL, com 20 deputados.

‘MOMENTO HISTÓRICO’

A posse de Camila, na quarta-feira, 16/7, ocorreu no Salão Nobre Campos Machado da Alesp, e contou, dentre diversas autoridades, com a presença do presidente do Legislativo estadual, deputado André do Prado (PL); e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
Em material distribuído à imprensa, a ex-vereadora de Itapevi por três mandatos consecutivos tratou a passagem como “um momento histórico para Itapevi e toda região”, além de enaltecer o fato de que ela passa a ser a primeira mulher eleita deputada pela cidade: “um marco que simboliza a força da mulher na política e o compromisso com uma representação mais justa e plural”. Além de ex-vereadora, Camila também disputou a eleição para prefeito da cidade, derrotada em 2024 pelo atual chefe do Executivo, Marcos Godoy, o Teco (Podemos).
Sua assessoria informou que, na Alesp, “seu trabalho será voltado especialmente para ampliar investimentos em educação, área que é sua essência e missão de vida, além de fortalecer as políticas de saúde, segurança e ações para as famílias, garantindo mais oportunidades e proteção social para quem mais precisa”.

CORTES SUPERIORES

O então deputado eleito Simão Pedro não teve o seu mandato cassado, mas com a retotalização dos votos passou à condição de 1º suplente do PT. Na semana passada, ele já havia se manifestado a respeito da perda de mandato, em rede social e, embora tenha afirmado respeitar a decisão da Corte, o petista ressaltou que “nem nós nem o PT contribuíram para as fraudes identificadas e atribuídas aos antigos partidos Pros e PTB”. Em entrevista ao jornal “Brasil de Fato”, ele chegou a afirmar: “Eu me senti cassado. Um desrespeito aos 60 mil eleitores que votaram em mim”.
Em amplo material divulgado pelo petista nos últimos dias, ele fala da “necessidade de que o assunto seja levado às Cortes Superiores”, recorrendo até o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele não permanece no cargo até o julgamento, no entanto.
Os dois partidos envolvidos na polêmica que terminou com o julgamento do TRE-SP realizado na quinta-feira da semana passada, dia 10 de julho, existem mais. O PTB realizou fusão com o Patriota em 2023, e gerou o PRD. Já o Pros foi incorporado ao Solidariedade, também em 2023.

NOVAMENTE QUATRO

Na eleição de 2022, a região Oeste da Grande São Paulo elegeu quatro deputados para representá-la na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foram eles: Gerson Pessoa (Podemos/Osasco), Emidio de Souza (PT/Osasco), Rogério Santos (MDB/Osasco) e Bruna Furlan (PSDB/Barueri). Desses quatro, Gerson Pessoa acabou renunciando ao posto para assumir a Prefeitura de Osasco, eleito na disputa de 2024, reduzindo a representatividade para três deputados.
Agora, com a posse de Camila Godoi, a região volta a ter quatro deputados estaduais.

A nova deputada foi empossada na quarta-feira desta semana, dia 16 de julho – Foto: Divulgação/Camila Godoi