Início Política Regional Pesquisa e Desenvolvimento Regional serão temas centrais de novo Grupo de Trabalho...

Pesquisa e Desenvolvimento Regional serão temas centrais de novo Grupo de Trabalho a ser criado pelo Cioeste

136
0
O colegiado se reuniu nesta semana para debater principais desafios e bases para novo Grupo de Trabalho - Foto: Divulgação/Cioeste

Na quarta-feira, 15 de julho, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) deu início aos trabalhos para criação e organização do novo Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa e Desenvolvimento Regional. A reunião foi conduzida por Mário Jorge Junqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Cajamar e coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Consórcio.
O novo GT tem como objetivo fomentar a produção de pesquisas acadêmicas aplicadas, voltadas à formulação de políticas públicas mais eficientes e inovadoras. A proposta é fortalecer a integração regional e subsidiar, com base técnica, as ações da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, além de outras frentes estratégicas do próprio Consórcio.
Mário Jorge Junqueira afirmou que a construção coletiva desse novo espaço de conhecimento representa um marco. “É uma oportunidade quase única ter um corpo tão denso e capacitado, com disposição para trabalhar junto na construção de soluções para a nossa região”, avaliou.
Durante o encontro, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelas cidades do Consórcio, com destaque para a necessidade de identificar problemas comuns e alinhar esforços em busca de soluções baseadas em evidências. Os representantes acadêmicos também apresentaram projetos de pesquisa em andamento e colocaram suas instituições à disposição para cooperação.
A reunião marcou o início da fase de ajustes e direcionamento dos trabalhos, com a perspectiva de definir em breve os projetos prioritários que subsidiarão as políticas públicas. Também foi discutida a possibilidade de financiamento dessas ações pelo próprio Consórcio.
A reunião contou com a presença de representantes de universidade , centros de pesquisa, empresas e secretários municipais de Desenvolvimento Econômico.