Início Cidades Barueri lança projeto e publica Edital para construção de nova maternidade municipal

Barueri lança projeto e publica Edital para construção de nova maternidade municipal

307
0
Foto: Ana Guice/Secom

Licitação para construção de nova maternidade de Barueri prevê investimentos próximos a R$ 92,8 milhões na Vila Porto

O prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), sou suas redes sociais, no início deste mês de julho, para anunciar que já publicou o edital de licitação para construção de mais uma obra voltada ao setor de saúde da cidade, a nova Maternidade Municipal. Com o início do processo licitatório, a Secretaria de Obras da cidade tem a expectativa de que até o início do próximo mês de agosto já seja possível confirmar a data de início da construção.
De acordo com o projeto proposto no Edital de Licitação, o novo prédio da maternidade será construído na avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, onde já existem outros dispositivos públicos, como o Museu da Bíblia, o Centro de Eventos e o Hospital Municipal. A obra será erguida em um terreno de 13.552,24 m² e contará com uma área total edificada de 11.568,60 m², distribuída em quatro pavimentos que incluirão recepção, sala de espera e atendimento; enfermagem, triagem, pré-consulta, serviço social, coleta e farmácia, 9 consultórios (sendo 3 para cardiotocografia – ECG), com suporte de fisioterapeuta e fonoaudiólogo; 4 salas de pré-parto, 5 salas de parto cirúrgico e 4 salas de parto humanizado; 2 berçários; 14 boxes de internação intensiva neonatal; 7 boxes de UTI adulto; 16 quartos duplos e 4 quartos de isolamento adulto e áreas administrativas e banheiros adaptados para todos os públicos. O projeto também prioriza acessibilidade, com a instalação de elevadores que deverão facilitar a mobilidade em todos os andares.
Para o secretário da Saúde da cidade, Milton Monti, “a nova maternidade de Barueri, um projeto da atual gestão municipal, é extraordinária e foi concebida com base nas melhores técnicas utilizadas atualmente para o parto, tanto na rede pública quanto na privada. Nela, há uma área específica dedicada à valorização do parto humanizado, tornando nossa maternidade, sem dúvida, uma referência para a região e para o Brasil”, declarou.
Além da estrutura hospitalar, o entorno do edifício também receberá atenção do projeto: ao mesmo tempo, será construída uma praça frontal com cerca de 2.415 m², equipada com playground; equipamentos de ginástica ao ar livre; bancos, floreiras e pergolados; iluminação, jogos de mesa e áreas de convivência.
O prefeito Beto Piteri, em suas redes sociais, convidou a população a conhecer a maquete da nova maternidade, instalada no posto do Ganha Tempo, à avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro de Barueri.
Assim que definida a empresa vencedora da licitação, haverá a assinatura do contrato que tem previsão de 720 dias, ou seja, quase dois anos para sua duração, ou seja, o mesmo tempo para conclusão da obra. A Concorrência Pública nº SO/004/2025 foi publicada no site da Prefeitura e está correndo pelo sistema de “Menor Preço Global”. Apesar disso, o Edital prevê um orçamento de R$ 92,8 milhões para serem gastos com a obra.
A atual maternidade de Barueri Nair Fonseca Leitão Arantes funciona no mesmo prédio do PS Adulto, na rua Prof. João da Mata e Luz, 262, no Centro da cidade.

A maquete da futura maternidade está exposta para a população no posto do Ganha Tempo – Foto: Ana Guice/Secom