Início Cultura Documentário sobre imigração e identidade cultural de Osasco será lançado em agosto

Documentário sobre imigração e identidade cultural de Osasco será lançado em agosto

1157
0
Foto: Divulgação

Documentário sobre a história de Presidente Altino registra papel dos imigrantes na construção da identidade de Osasco

Depois de fazer uma apresentação a título de pré-estreia no final do último mês de junho, destinada à imprensa da cidade e da região, a RB Produções programou para o início do próximo mês de agosto, no dia 3/8, o lançamento oficial e on-line do documentário Altino: Memórias da Imigração. O filme retrata a formação do bairro Presidente Altino, em Osasco, e sua história marcada pela diversidade cultural. A pré-estreia, realizada em 30 de junho no Espaço Cultural Grande Otelo, contou ainda com a participação de personagens retratados, moradores, familiares, convidados e a equipe de produção.
Com direção e roteiro de Raffa Bitencourt, o documentário foi viabilizado com apoio da Secretaria de Cultura de Osasco e recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. A produção reúne depoimentos de moradores e imagens que ajudam a entender o papel das comunidades imigrantes na construção da identidade de Osasco. O filme também utiliza inteligência artificial para dar movimento a fotos antigas, recriando momentos históricos da cidade.
“O documentário pretende apresentar um olhar contemporâneo sobre os processos históricos e contar para as novas gerações de onde viemos. Acreditamos que olhar para nossa história nos faz aprender com o passado, entender a complexidade da nossa sociedade e reconhecer nossas origens e identidades”, avalia Raffa Bitencourt.
Além das memórias, o filme também trata de temas atuais relacionados à imigração, como refúgio e deslocamento, com relatos de personagens como Chorrer Bedoyan.
Para o diretor, o projeto quer mostrar como diferentes povos convivem e contribuem para a cidade. Ele afirma: “Mais do que um documentário, essa obra é um convite para que os moradores se reconheçam e se orgulhem da riqueza cultural de Osasco”.
A partir do dia 3 de agosto o documentário estará disponível no canal da RB Produções no YouTube, podendo ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=D-HYJNR2y9M.

O diretor Raffa Bitencourt esteve à frente do documentário… (Foto: Divulgação)
…pelo qual “pretende apresentar um olhar contemporâneo sobre os processos históricos” – Foto: Divulgação