
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou na semana passada que o trânsito da Região Metropolitana, formada pela Capital e outras 38 cidades, registrou um mês de junho menos letal: as mortes recuaram 9,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Infosiga, a plataforma de estatísticas viárias do Detran-SP e também apontam que, comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo intervalo do ano passado, houve redução de 5,3% nos óbitos do trânsito da capital e seu entorno.
O destaque do levantamento é a redução nas mortes que envolvem pedestres e bicicletas, dois dos grupos mais vulneráveis do trânsito. Entre quem anda a pé, as perdas recuaram 27,6% ante junho de 2024 (de 76 para 55 óbitos), perfazendo 5% no semestre em relação ao mesmo período do ano passado (diminuição de 338 para 321 óbitos). Entre os ciclistas, o recuo foi ainda maior: de 36,4% na comparação mensal e de 29,4% no cotejo semestral.
As mortes ligadas a sinistros com motocicletas, que tiveram aumento de 2,3% na comparação mensal, mostram estabilidade no ano, com uma diminuição de 0,4%. Óbitos relacionados a automóveis, por sua vez, embora tenham crescido 70,6% na comparação mensal, apresentam uma diminuição de 12,2% em 2025.






































