Início Cidades Gerson Pessoa fala em possível ‘congelamento’ dos valores de IPTU em Osasco

Gerson Pessoa fala em possível ‘congelamento’ dos valores de IPTU em Osasco

128
0
Foto: Fernanda Cazarini

Prefeito de Osasco convida população a opinar e anuncia iniciativas já estudadas para o IPTU 2026

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), utilizou suas redes sociais na semana passada para informar que Prefeitura já iniciou o planejamento de medidas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2026. Sabendo que o imposto recai sobremaneira nas finanças das famílias, o prefeito anunciou que algumas iniciativas já estão sendo adotadas para que o encargo seja encarado de forma mais amena pela população.
Dentre as medidas que já estão sendo estudadas pela administração pública, Gerson elencou três: a primeira, informando que está sendo estudada a concessão de desconto para contribuintes que realizam o pagamento do IPTU em dia. A medida busca valorizar o bom pagador e incentivar a regularidade fiscal. A segunda iniciativa sugere que o contribuinte possa escolher a data para pagar o imposto, o que facilitaria o planejamento financeiro das famílias. E, por fim, a terceira iniciativa trata do possível congelamento do valor do IPTU. Nesse último caso, o prefeito diz que a intenção é “realizar o congelamento do IPTU durante nosso mandato”, o que compreenderia os próximos três anos.
As iniciativas foram divulgadas em tom de informalidade e, portanto, não foram detalhadas em sua integralidade pelo prefeito, que garante: “Eu tenho compromisso com a cidade de Osasco em oferecer um IPTU mais justo”.
Enquanto coloca sua equipe de Finanças para elaborar todo o processo burocrático antes da chega dos carnês às residências e comércios, Gerson também disponibilizou suas redes sociais para que os munícipes possam dar opiniões e sugestões sobre outras iniciativas em torno do tema.

Algumas iniciativas já estão sendo estudadas pela equipe técnica da Prefeitura de Osasco – Foto: Fernanda Cazarini