Início Cidades Osasco municipaliza e assume coordenação do programa VivaLeite para atender a mais...

Osasco municipaliza e assume coordenação do programa VivaLeite para atender a mais de 7 mil pessoas

112
0
Uma reunião foi promovida na semana passada para transmissão dos detalhes do programa - Foto: Arquivo Secom/PMO

Presente em 645 municípios e com cerca de 300 mil beneficiários, o Viva Leite é um programa estadual cujo objetivo é oferecer complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, enriquecido com ferro, vitamina A e D para pessoas em vulnerabilidade social.
Em Osasco, segundo a Prefeitura, o programa atende 7.106 pessoas, o que representa a distribuição de aproximadamente 106.590 litros de leite por mês. Desde a semana passada, a cidade passou a adotar a coordenação do programa, municipalizando o VivaLeite. Para tanto, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco, em pareceria com o governo do Estado de São Paulo, promoveu uma cerimônia no dia 15 de agostos, no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).
Na ocasião, foram realizadas apresentações técnicas sobre o funcionamento geral do projeto, como o fluxo de envio das notas fiscais, os procedimentos para inclusão e exclusão de beneficiários, o cronograma de ações até dezembro de 2025, a apresentação da equipe responsável, além da vigência e dos prazos do programa, entre outros. Osasco conta com 54 pontos de entrega, distribuídos entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lideranças comunitárias de diversas regiões. A proposta é que o cadastrado receba entre 3 e 4 unidades de leite semanalmente, totalizando mensalmente 15 unidades de leite pasteurizado integral para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, e idosos acima de 60 anos em estado de vulnerabilidade, especialmente famílias com renda mensal de até 1/4 do salário-mínimo per capita e ou insegurança alimentar. O leite é distribuído por meio da Organização Social cadastrada no Cras.
O secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, reforçou que a “municipalização representa uma decisão muito acertada, considerando que o município é a instância mais próxima da população. Com essa mudança será possível ampliar o acesso das Organizações da Sociedade Civil ao programa e regularizar aquelas que ainda não estão integradas aos conselhos de direito. A aproximação com o terceiro setor é importante e a SAS é a casa do terceiro setor”, afirmou.
O vice-prefeito de Osasco, Lau Alencar, também discursou durante o evento que contou ainda com a presença de diversas autoridades municipais e representantes do governo estadual.
O programa VivaLeite em Osasco atende na rua Dom Ercílio Turco, 180, Vila Osasco e o telefone para mais informações é (11) 9 9762-4024.