No início deste mês de agosto, dia 8/8, a Prefeitura de Itapevi promoveu a instalação do primeiro semáforo sonoro do município, localizado na rua José Michelotti, no bairro Cidade Saúde, em frente ao Pronto-Socorro Central. O equipamento tem como objetivo garantir mais segurança e autonomia para pessoas com deficiência visual, especialmente em uma área de grande fluxo devido à recente obra do viaduto.
A ação, segundo a Prefeitura, integra o Plano de Metas da atual gestão e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A escolha do local teria considerado a concentração de pedestres com deficiência visual e a importância estratégica do acesso às unidades de saúde. Segundo levantamento divulgado pela administração municipal, e que estaria baseado no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, Itapevi conta com 7.328 pessoas com deficiência visual, incluindo cidadãos cegos, com baixa visão ou dificuldades de enxergar mesmo com o uso de óculos.
A análise apontou que a região é onde há a maior concentração e circulação de pessoas de modo geral, sendo priorizada para a primeira instalação. A meta, também de acordo com a Prefeitura, “é ampliar gradualmente o número de semáforos sonoros em pontos estratégicos, como polos de serviços e equipamentos públicos de saúde”.








































