Flamengo mantém-se à frente do Palmeiras após nova goleada no Brasileirão 2025
Por Marcelino lima
Ao término da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol na noite de segunda-feira, 25 de agosto, os dois líderes entraram em campo e se aproveitaram sem esforços da fragilidade de ambos os adversários, ocupantes da área de degola. Ainda com um jogo em aberto na competição, o Flamengo (RJ) manteve a distância de 4 pontos em relação ao Palmeiras aplicando a mais retumbante goleada deste Brasileirão 2025: a vítima foi o Vitória (BA), que no Maracanã caiu por 8×0. Com um pouco menos de gana, também como anfitrião, o alviverde derrotou outro rubro-negro, o Sport (PE), por 3×0. Neste final de semana, a equipe carioca será visitada pelo Grêmio (RS), enquanto o Verdão irá ao terreiro do arquirrival Corinthians para mais um Derby (ver quadros).
A rodada também havia sido proveitosa para Mirassol, Bragantino e Corinthians. No duelo entre Leão do Pici e Leão Caipira, ocorrido no estádio tricolor, o Mirassol reinou na arena alheia ao ganhar pela contagem mínima. Após oito derrotas consecutivas, o “Massa Bruta” reagiu, aproveitou o apoio da torcida e impôs 4×2 ao Fluminense (RJ). Em outro encontro entre cariocas e paulistas, o Timão entrou em São Januário com um time “remendado” e um quarteto de meio-campistas, mas bateu o Vasco por 3×2 e pôs fim ao jejum de vitórias que já durava seis partidas. Com esses resultados, nesta ordem, tais equipes bandeirantes aparecem em 6º, 8º e 11º. Bahia, Botafogo e o Palmeiras, respectivamente, serão os próximos adversários da trinca.
Com mais uma atuação consistente e convincente, desta vez no Morumbi, o São Paulo marcou 2×0 contra o Atlético Mineiro e se manteve “colado” ao “primo” de Mirassol; ambos figuram empatados na tábua de classificação, contudo o tricolor amarga desvantagem nos critérios de desempate e ocupa o degrau imediatamente abaixo, o 7º. Já na Vila Belmiro, a maré segue turbulenta: depois dos 6×0 que sofreu ao encarar o Vasco, o Santos visitou Salvador (BA) e, de novo, soçobrou: diante do Bahia, ainda que tenha engolido bem menos água, acabou abatido por 2×0. O “Mais Querido” voltará a campo diante do Cruzeiro (MG), enquanto o “Peixe” tentará a recuperação ante o Fluminense (RJ).
Após os 8×0 sofridos minutos antes, a diretoria do Vitória puniu a humilhação demitindo do cargo o técnico Fábio Carille ainda nos vestiários do Maracanã. Na semana anterior, Cleber Xavier também não resistira no comando técnico do Santos: abatido pelos 6×0 tomados frente aos cruzmaltinos, foi exonerado no ato e deu lugar a Juan Pablo Vojvoda. Em abril, o Flamengo já havia marcado 6×0 contra o Juventude (RS). O então treinador jaconero, Fábio Matias, balançou, mas ainda trabalhou pelo alviverde gaúcho até maio, quando de novo o Juzão foi goleado, agora por 5×0, ao visitar o Fortaleza.
RECORDE É ALVINEGRO
O placar mais elástico em todas as edições e formatos dos campeonatos brasileiros, contudo, fora registrada bem antes da era dos pontos corridos: em fevereiro de 1983, o Corinthians saiu perdendo no Canindé, reagiu rápido e ganhou por 10×1 do extinto Tiradentes (PI). Nesse mesmo mês, porém em 1984, o Vasco colocou nove vezes a bola nas redes da Tuna Luso (PA) sem sofrer gols. O placar de 8×0 registrado nesta semana pelo Flamengo se iguala a outros quatro: do próprio Flamengo sobre o Fortaleza, em fevereiro de 1981; do Fluminense sobre o Fonseca, pela Taça Brasil de 1960; do Grêmio sobre o Perdigão, também pela Taça Brasil, em 1967; e do Guarani sobre o River-PI, em 1982.









































