
Por Marcelino Lima
O Campeonato Brasileiro de futebol da Série A entrará pela última vez em recesso durante a realização das duas últimas partidas válidas pelas eliminatórias sul-americanas que levará pelo menos seis seleções do continente à Copa do Mundo de 2026 (ver Notas nesta página). A paralisação se estenderá até sábado, 13 de setembro, data em que três dos clubes paulistas que disputam o certame entrarão em campo e dois disputarão clássicos – o Palmeiras, em casa, contra o Internacional (RS); e o Corinthians, visitante, que enfrentará o Fluminense (RJ), pela 23ª rodada. Antes de a bola rolar nesses dois embates, o Mirassol encarará o Grêmio, em Porto Alegre (RS). A tabela também prevê: Bragantino x Sport, às 11 horas; Atlético Mineiro x Santos e São Paulo x Botafogo (RJ) na tarde do domingo, 14/9 (ver quadros).
Corinthians e Palmeiras protagonizaram o sétimo Derby desta temporada, desta vez pela 22ª rodada do Brasileirão 2025, no domingo, 31 de agosto. O Verdão abriu o marcador nos primeiros minutos da etapa inicial, mas pouco tempo depois o alvinegro empatou e o duelo na Arena Itaquera terminou 1×1. Com o resultado, o Timão computou seis partidas consecutivas sem vitória em seu reduto e, agora, aparece em 12º – empatado com o Ceará, entretanto em desvantagem nos critérios de desempate. Quando detinha a vantagem, o alviverde estava assumindo a vice-liderança. Contudo, após o apito final, permaneceu em 3º, atrás do Cruzeiro (MG) e do Flamengo (RJ). A Raposa ganhou pela contagem mínima do São Paulo na véspera e encerrou uma série invicta de oito jogos do tricolor. O revés amargado em Belo Horizonte (MG) colocou o “Mais Querido” em 7º.
À frente da equipe do Morumbi aparece o Mirassol, em 6°. O Leão Caipira foi o autor da goleada desta bateria de duelos. A vítima foi o Bahia: 5×1.
Em Botafogo x Bragantino a bola também beijou várias vezes as redes: quatro a favor do Fogão, atual campeão nacional, vazado apenas uma no confronto que sediou no estádio do Engenho Novo (RJ). Antes desse novo do tropeço, o “Massa Bruta” interrompera (diante do Fluminense) uma série de oito derrotas sucessivas. Como não conseguiu levar adiante a reação, ficou em 8º. Santos e Fluminense não mexeram no placar da Vila Belmiro no domingo, 31/8. O “Peixe” deverá aproveitar o período de interrupção da temporada para – sob o comando de Juan Pablo Vodjova – melhorar o entrosamento do grupo para sair das imediações da zona de rebaixamento. Atualmente o alvinegro praiano ocupa a 16ª posição, a primeira fora da área pantanosa, aberta pelo Vitória (BA).






































