A Prefeitura de Santana de Parnaíba reuniu na segunda-feira da semana passada, dia 25 de agosto, parcela da sociedade local representada por autoridades municipais, empresários e servidores para apresentar seu Plano de Metas 2025-2026, um conjunto de obras e ações a serem desenvolvidas pela administração municipal nesses dois anos. O encontro foi realizado na Arena de Eventos, no Campo da Vila, e conduzido pelo prefeito local, Elvis Cezar (Republicanos).
Ao todo, foram listadas mais de 110 obras, programas e ações nas mais diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, habitação, esporte, cultura, segurança e infraestrutura. Durante o evento, ainda foram realizadas apresentações culturais e de karatê com integrantes de núcleos mantidos pela Prefeitura, além de apresentação da Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba.
Segundo a administração municipal, “o plano foi elaborado com ampla participação popular, com mais de três mil contribuições em consultas públicas na internet, além de indicações dos vereadores. Do total elencado, mais de dez metas já foram cumpridas nos primeiros meses de 2025, como a construção da Fábrica de Programadores, reajuste no vale-alimentação, inauguração do Campo Municipal Gildásio da Silva Morais (antigo Beira-Rio), construção do novo acesso ao bairro 120 e da ligação do New Ville com a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e a entrega da Delegacia de Defesa da Mulher e da Delegacia de Polícia Civil”.
ENFIM, O HOSPITAL!
Uma das obras mais aguardadas na cidade, no entanto, que teve suas obras iniciadas em 2020 e com alguns adiamentos para sua inauguração, é o novo Hospital e Maternidade Santa Ana (HMSA). O prédio, que ocupa cerca de 14 mil m² na avenida Geraldo Cezar (na ligação entre a estrada dos Romeiros e a nova ponte sobre o rio Tietê), está pronto há vários meses (oficialmente, desde fevereiro de 2025) e deve finalmente ser inaugurado em 14 de novembro deste ano.
O anúncio da data, quando se comemora o aniversário de Santana de Parnaíba, foi feito pela Prefeitura durante o evento, ressaltando que o Hospital de Maternidade terá Pronto-Socorro Infantil, Pronto-Socorro Adulto e centros cirúrgicos. A unidade terá 200 leitos e equipamentos como raios-x fixos e móveis, tomógrafo, arcos cirúrgicos, autoclaves e lavadora ultrassônica. Durante a apresentação do Plano de Metas, foi firmado o contrato entre a prefeitura e a Agir Saúde – Organização Social que vai fazer a gestão do hospital.
OUTRAS OBRAS
Além do aguardado Hospital e Maternidade, outras obras e ações anunciadas pela Prefeitura que foram destacadas durante o evento são: implantação da Universidade Virtual de Santana de Parnaíba (Uniparna); três novos colégios nos bairros do Suru, Jaguari e Cidade São Pedro; construção de dois parques municipais (no Suru e no Cururuquara); campo de futebol na Cidade São Pedro; enterramento da rede elétrica e implantação de calçadões no Centro Histórico; construção do Centro Cultural da cidade; criação do Plano de Ação para a Prevenção e Combate à Violência Doméstica; construção de um novo Centro de Convivência do Idoso, na Fazendinha; um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Jaguari; construção do novo Fórum, Câmara e a sede da Guarda Civil Municipal; duplicações das vias Yojiro Takaoka, Estrada dos Romeiros (Sítio do Rosário/Parque Santana) e Avenida Jaguari (Cidade São Pedro); dentre outros.
O Plano de Metas 2025-2026 ainda prevê outras ações em áreas específicas, como mobilidade urbana, meio ambiente, tecnologia, emprego e segurança pública, e algumas políticas transversais. O documento/compromisso da Prefeitura pode ser acessado em sua íntegra no site da administração: https://prefeitura.santanadeparnaiba.sp.gov.br/Plataforma/secom/planodemetas.









































