Palmeiras, ainda líder, recebe Cruzeiro, 3º colocado do Brasileirão 2025
Por Marcelino Lima
O Campeonato Brasileiro de futebol da Série A terá Palmeiras x Cruzeiro (MG) entre os dez embates válidos pela 30ª rodada, clássico programado para começar a partir das 20h30 deste domingo, 26 de outubro, na Arena Palestra (ver quadros). Atual líder, o Verdão receberá o 3º colocado e tentará se reabilitar da derrota por 3×2 sofrida no domingo, 19, quando visitou o Flamengo (RJ). Esse triunfo dos cariocas permitiu aos rubro-negros se igualarem ao alviverde em número de pontos, 61 (agora ambos também somam o mesmo número de jogos); mas com uma vitória a menos (19×18) o Fla ainda figura em 2º.
A campanha do Mirassol (segundo melhor paulista deste Brasileirão 2025) a cada rodada faz aumentar a confiança da torcida de que a equipe auriverde coroará a sua primeira passagem na elite nacional com a classificação para uma vaga direta (sem passar pela repescagem) na Copa Libertadores da América já no ano que vem. Os números do Leão Caipira sustentam este sonho e ficaram ainda mais robustos no domingo, 19, quando em seu estádio derrotou o São Paulo por 3×0. E o próximo adversário será o Sport (PE), pior time desta edição, a partir das 18h30 deste sábado, 25. Por sua vez, o “Mais Querido”, em 9º, terá a chance de debelar a crise que ronda o Morumbi e ameaça o emprego do técnico Hernán Crespo enfrentando o Bahia (BA), encontro para o qual contará com apoio da torcida.
O Bragantino aparece logo atrás do tricolor paulista na tábua de classificação, em 10º, com 36 pontos. E tal qual o primo nobre da Capital, o “Massa Bruta” alterna altos e baixos: após brigar pela liderança nas rodadas iniciais, voltou a decepcionar os fãs ao sucumbir na segunda-feira, 20, por 1×0, ante o Juventude, em Caxias do Sul (RS). O jogo seguinte será em casa, contra o Vasco, adversário em ascensão, e está programado para as 18h30 do domingo, 26.
O Corinthians produziu em campo chances de faturar placar mais elástico, mas o magro 1×0 que marcou no sábado, 18/10, diante do Atlético Mineiro, bastou para galgar um degrau e subir do 12ª para o 11º posto da competição. A nação corintiana, no entanto, ainda cobra regularidade do Timão que neste final de semana irá a Salvador (BA) esgrimir contra o Vitória.
O Leão da Barra esteve na Vila Belmiro na segunda-feira, 20, e surpreendeu o Santos ao também ganhar pela contagem mínima. O resultado no lendário estádio Urbano Caldeira deixou ambos empatados em número de pontos, 31, mas o “Peixe” conseguiu se manter fora da zona de rebaixamento, em 16º, pelo número de partidas vencidas (8×7) em relação ao rubro negro da Boa Terra, que permaneceu em 17º e abre a área pantanosa. O próximo desafio do alvinegro praiano será surpreender o Botafogo (RJ) a partir das 16 horas do domingo, 26 de outubro.
BAHIA SOBE
Em jogo ainda válido pela 14ª rodada do primeiro turno que estava em aberto, o Bahia bateu o Internacional por 1×0 na quarta-feira, 22 de outubro, em Salvador e assumiu a 5ª colocação, da qual desalojou o Fogão; o Colorado segue estacionado em 14º. A partir das 19 horas da quarta-feira, 29, pela 12ª rodada, jogarão Ceará (CE) x Fluminense (RJ).












































