
Plano Preventivo de Chuvas de Verão já começa a ser colocado em prática pela Defesa Civil de Barueri
Na quarta-feira da semana passada, dia 22 de outubro, a Defesa Civil de Barueri realizou uma reunião na Praça das Artes, no Jardim dos Camargos, a fim de debater algumas de suas mais recentes ações, como o simulado de atendimento a emergências em parceria com a empresa Transpetro; ou mesmo atividades inerentes ao calendário futuro da cidade, como o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) para o período de 2025 a 2026.
SIMULADO
O exercício simulado com a Transpetro, que é uma subsidiária da Petrobras, responsável pelo transporte e armazenamento de combustíveis, foi realizado na cidade no último dia 19 de agosto, simulando justamente o vazamento de combustível, com participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O trabalho possibilitou a identificação de pontos críticos em situações reais de emergência e reforçou a importância da atuação conjunta entre os órgãos municipais para garantir uma resposta rápida em casos de urgência.
Durante o exercício, foram prestadas orientações aos munícipes sobre procedimentos em situações de risco, além de esclarecimentos sobre o transporte de fluidos por polidutos.
PLANO PREVENTIVO
Já o Plano Preventivo de Chuvas de Verão (PPCV) para o período 2025/2026 é um instrumento que define critérios e protocolos para a prevenção e resposta imediata a desastres decorrentes das chuvas no município de Barueri. O plano foi instituído pelo Decreto nº 9.672, de 21 de outubro de 2022, e pela Lei Federal nº 12.068, de 10 de outubro de 2012. A operação começa já neste sábado, dia 1º de novembro de 2025, e se estenderá até 31 de março de 2026, com foco em intensificar ações preventivas, garantir respostas ágeis a emergências e ampliar o apoio assistencial à população.
As equipes utilizarão como base de trabalho os índices pluviométricos, as previsões meteorológicas e a observação direta do ambiente, a fim de identificar riscos e adotar medidas antecipadas de segurança.
A Compdec é responsável pelo mapeamento e monitoramento de áreas de risco geológico e hidrológico, além da realização de vistorias que evitam a ocupação irregular de novas áreas vulneráveis. Outro ponto destacado na reunião foi a importância da participação comunitária nas ações preventivas e de conscientização sobre riscos. Entre os setores envolvidos no PPCV estão a Guarda Municipal, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Serviços Municipais, Obras, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação, Habitação, Saúde, Esportes e Educação.
A Defesa Civil de Barueri também vem reforçando o pedido para que os municípes realizem o cadastro no sistema de alertas por SMS, que informa sobre riscos e ocorrências em tempo real. Para se cadastrar, deve-se enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da residência ou local de trabalho (é possível cadastrar mais de um CEP). Após o envio, o cidadão receberá uma mensagem de confirmação e passará a receber os alertas emitidos pelas Defesas Civis municipal e estadual.






































