Implantação do cemitério vertical em Osasco pretende otimizar ocupação de área para destinação de corpos
A Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco finalizou e entregou, na sexta-feira da semana passada, dia 31/10, o primeiro cemitério vertical do município, numa iniciativa que visa otimizar o uso do Cemitério do Jardim Santo Antônio, na zona Sul, onde foi implantado o novo espaço.
De acordo com a administração municipal, o cemitério tem espaço para 2 mil lóculos e seu projeto adota tecnologia “para garantir segurança, facilitar a gestão dos espaços e oferecer melhor atendimento à população”.
Dentre diversas autoridades, acompanharam a entrega do equipamento público o prefeito Gerson Pessoa (Podemos); o vice-prefeito, Lau Alencar; o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho; os deputados federais Ribamar Silva e delegado Da Cunha; além de secretários municipais e vereadores.
O secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, apresentou os dados técnicos da obra: “Estamos entregando a primeira fase de um projeto que vai transformar a gestão dos cemitérios em Osasco. A verticalização permitirá reduzir a área ocupada atualmente, liberando cerca de 90 mil metros quadrados para a criação de um parque memorial. Hoje temos cerca de 15 mil corpos sepultados e um ossário com capacidade para 45 mil. Com planejamento e tecnologia, vamos modernizar o serviço público”.
O prefeito Gerson Pessoa ressaltou a ação: “Após visitar o modelo implantado em Itapevi, assumimos o compromisso de entregar a primeira etapa até o Dia de Finados. Hoje estamos inaugurando um espaço que supera as expectativas iniciais. Este projeto contempla três pavimentos com capacidade equivalente à de um cemitério convencional, e será ampliado até o final do mandato, com a entrega de 12 mil novos lóculos. Além disso, o entorno será transformado em uma grande praça memorial, com paisagismo e infraestrutura moderna, promovendo não apenas dignidade, mas também respeito ao meio ambiente”. O prefeito também anunciou que o ossário atual será reorganizado e que a capela existente será mantida, com previsão de construção de uma nova estrutura até o Dia de Finados de 2026.
Os padres Jorge e Odair José, das paróquias Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora da Conceição, participaram da cerimônia, abençoando o novo espaço.









































