Início Esportes Brasil empata com Argentina em títulos da Copa Libertadores após tetra do...

Brasil empata com Argentina em títulos da Copa Libertadores após tetra do Flamengo

7
0
Ainda no estádio de Lima começou a festa flamenguista de conquista do quarto título da Copa Libertadores após final contra o Palmeiras - Foto: Gilvan de Souza/CRF

O título da Copa Libertadores da América de futebol conquistado pelo Flamengo (RJ) ao derrotar por 1×0 o Palmeiras no sábado, 29 de novembro, em Lima (Peru), não apenas tornou o clube carioca o primeiro dos brasileiros a se tornar tetracampeão da mais importante competição continental, como também o colocou em uma galeria na qual estão os argentinos River Plate e o Estudiantes. O gol de Danilo, já na segunda etapa, ajudou a manter a hegemonia verde e amarela desde a temporada de 2019 e com o mais recente feito rubro negro o Brasil passou a ter o mesmo número de conquistas já alcançadas em 66 edições do torneio pela Argentina desde 1960: 25 títulos.
Os argentinos, entretanto, ainda são líderes no quesito dos maiores vencedores, aberto pelo Independiente de Avellaneda, província de Buenos Aires, único hepta (ver quadros). Em seguida, aparece o Boca Juniors, com 6, e o Peñarol (Uruguai) com 5. Além do Palmeiras (1999, 2020, 2021) deram a volta olímpica três vezes ainda o Grêmio (RS), o São Paulo e o Santos, que têm a companhia do Nacional (Uruguai) e do Olimpia (Paraguai). Os brasileiros Cruzeiro (MG); Internacional (RS); Corinthians; Atlético Mineiro; Vasco; Fluminense e Botafogo, ambos da cidade do Rio d e Janeiro (RJ), também já ocuparam o topo da América do Sul.
Fora Brasil e Argentina (25) e Uruguai (8) sentiram o gosto de beijar o troféu da Copa Libertadores da América a Colômbia (Atlético Nacional, bicampeão, e Once Caldas); Paraguai (todas as três vezes com o Olimpia); o Chile e o Equador, respectivamente com Colo-Colo e Liga Deportiva Universitária de Quito, uma vez cada.