Início Cidades Monitora OZ vai receber imagens de câmeras de empresas e residências de...

Monitora OZ vai receber imagens de câmeras de empresas e residências de Osasco

9
0
Foto: Marco Infante/PZ

Gerson Pessoa afirma que programa Monitora OZ terá 10 mil câmeras espalhadas pelas ruas de Osasco até final de 2026

Na quinta-feira da semana passada, dia 4/12, a Prefeitura de Osasco promoveu uma cerimônia para formalizar o lançamento do programa Monitora OZ, que visa reforçar as ações de combate à criminalidade com o uso de equipamentos e câmeras de monitoramento facial e de vias públicas. As secretarias de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), de Segurança e Controle Urbano (Secontru) e a Agência Inova Oz coordenaram o evento realizado no Teatro Municipal Glória Giglio, divulgando que cerca de 2.100 câmeras já estão espalhadas pela cidade.
O prefeito Gerson Pessoa (Podemos) participou da cerimônia e afirmou que, até o final de 2026, o município deverá contar com cerca de 10 mil câmeras.
Para que esse objetivo seja alcançado, empresas (indústria, comércio e bancos), condomínios e residências poderão aderir ao programa disponibilizando suas imagens para o Centro Integrado de Operações Integradas (COI), que está integrado ao Muralha Paulista do governo do Estado e ao Córtex, sistema de informações do Ministério da Justiça, do governo federal. Para aderir, é preciso se cadastrar e autorizar o uso das imagens pelo COI. Para tanto, deve-se acessar o site da Prefeitura (www.osasco.sp.gov.br) e entrar em “carta de serviços”, depois “segurança pública”, e entrar na aba “Monitora OZ” para câmeras particulares ou para totens de monitoramento. A participação é gratuita.

TOTENS PELA CIDADE
 
Em outubro deste ano, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei regulamentando os totens de segurança privada na cidade. Desde então, esses dispositivos têm se espalhado pelas principais vias, alguns deles defronte ao próprio Paço Municipal, como parte do Monitora OZ.
Segundo a Prefeitura, o programa conta com seis eixos: instalação de câmeras aéreas pela cidade; a implantação de câmeras em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde; a instalação desses dispositivos em ônibus; instalação de totens com monitoramento em pontos de ônibus; videomonitoramento compartilhado de imagens de condomínios e residências; e a regulamentação junto à Prefeitura por parte de pessoas físicas e jurídicas (empresas) que já possuem as câmeras e queiram compartilhar as imagens com o sistema.
Desde o início deste ano, a Prefeitura já instalou em diversos pontos da cidade cerca de 500 câmeras de reconhecimento facial. O município também conta com 200 câmeras que fazem a leitura de placas de veículos e são capazes de identificar se os mesmos possuem registro de roubo.
Após apresentar o programa, o prefeito Gerson Pessoa assinou juntamente com representantes de diversas empresas um termo de cooperação, em que elas autorizam o compartilhamento de imagens geradas com o COI.
“Em Osasco temos um governo comprometido não só com a questão da segurança pública, mas também com a Saúde, a Educação e demais áreas. Segurança Pública pode ser uma atribuição do governo do Estado, mas também é nosso dever trabalhar para contribuir com a segurança da nossa população”, disse o prefeito Gerson Pessoa.

Os totens de monitoramento já estão instalados em diversas vias da cidade, inclusive defronte ao Paço Municipal – Foto: Marco Infante/PZ