Início Política Regional Vereadores da região retomam sessões legislativas na primeira semana de fevereiro

Vereadores da região retomam sessões legislativas na primeira semana de fevereiro

9
0
Os plenários voltam a receber parlamentares e público a partir da próxima semana - Foto: Divulgação/CMJ (Arquivo)

Depois de um período de mais de 45 dias de férias sem participar de sessões legislativas, os vereadores de toda a região têm o seu retorno oficial ao trabalho marcado para a próxima semana, com a chegada do mês de fevereiro.
De forma geral, a realização das sessões legislativas nas câmaras municipais têm dois períodos anuais de interrupção: no meio do ano, entre 1º e 31 de julho (31 dias); e no final do ano, entre 16 de dezembro e 31 de janeiro (mais 47 dias). No total, são 78 dias de folga no ano sem que os vereadores precisem participar das sessões em plenário.
Como não gostam desse tipo de divulgação ou contagem de tempo, o que invariavelmente os coloca em choque com a população trabalhadora que goza de apenas 30 dias de férias no ano, muitos vereadores argumentam que, mesmo durante os períodos de recesso continuam em contato com a comunidade ou que seus gabinetes permanecem atendendo quem os procurar. Tal afirmação também não é verdadeira, já que quase todas as câmaras municipais da região também dispensaram seus funcionários às vésperas dos festejos de final de ano e retomaram o atendimento administrativo somente na primeira ou segunda semana deste mês de janeiro.
De qualquer forma, o retorno oficial está previsto para o dia 1º de fevereiro, data que, nesta semana, cairá no domingo. Como todas as câmaras da região (Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus) promovem suas sessões às terças-feiras (ver quadro), o retorno em cada uma delas ocorrerá no dia 3 de fevereiro.
A rigor, por ser a única a realizar sessões duas vezes por semana, a Câmara de Osasco deve ser a primeira a retomar os trabalhos em plenário, justamente no dia 1º de fevereiro. Como de praxe, é aguardada a presença do prefeito Rogério Lins (Podemos) para a primeira sessão legislativa de 2024.

ELEIÇÕES

O diferencial que poderá ser sentido por algumas câmaras municipais neste ano de 2026 é o fato de que haverá eleições em outubro para os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
De forma geral, alguns dos vereadores se encorajam por campanhas à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ou mesmo à Câmara dos Deputados em Brasília, o que abre uma ou outra vaga de suplente durante o período de campanha eleitoral.
Dificilmente se registram candidaturas oriundas das câmaras da região para os demais cargos, como os de senadores, governador ou mesmo à Presidência da República. Apesar disso, muitos dos vereadores se empenham em campanha de seus líderes o que, por vezes, esvazia o trabalho de plenário durante esse período eleitoral.