Setor de Mobilidade Urbana pretende maior segurança aos alunos com início de vistoria do transporte escolar em Itapevi
Sob coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Itapevi programou para a quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o início de seu processo anual de vistoria dos veículos de transporte escolar particular que atuam no município.
Nesta primeira etapa, a ação está prevista para ocorrer a partir das 8 horas no Pátio de Obras da municipalidade, localizado na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 2.235, Vila Gioia, envolvendo cerca de 30 vans com placas finais 1 e 2. Os veículos passarão por inspeção técnica e documental e os aprovados receberão o selo municipal de vistoriado, além da autorização oficial para operar o serviço de transporte escolar na cidade.
Durante o processo, a Prefeitura avalia uma série de critérios obrigatórios, como documentação do motorista, antecedentes criminais, histórico de multas, licenciamento do veículo, aferição do cronotacógrafo, além das condições gerais de segurança, incluindo cintos, extintor de incêndio e estado de conservação do veículo. Ao final da regularização, também é emitida uma carteirinha de identificação com foto do motorista e do monitor autorizados. Segundo a administração municipal, Itapevi conta atualmente com cerca de 200 condutores de transporte escolar regularizados. A Prefeitura alerta pais e responsáveis para que contratem exclusivamente transporte escolar devidamente vistoriado e cadastrado, já que veículos irregulares estão sujeitos à apreensão durante fiscalizações e blitzes realizadas no município, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito.
Motoristas interessados em obter ou renovar a permissão devem realizar a solicitação por meio do Portal de Atendimento da Prefeitura de Itapevi (https://itapevidigital.itapevi.sp.gov.br/login/), além de manter a documentação e as taxas municipais em dia.
As vistorias desse tipo de transporte ocorrem ao longo de todo o ano, conforme calendário definido de acordo com o final da placa do veículo; porém neste início de ano a Prefeitura não divulgou o calendário completo com as demais placas.







































